Aline Gotschalg revela paralisia em corda vocal após câncer na tireoideReprodução / Instagram
Ex-BBB Aline Gotschalg desabafa sobre paralisia em corda vocal após câncer de tireoide
Nas redes sociais, influencer contou que por causa do problema de saúde, ainda não consegue falar com facilidade
Rio - A ex-participante do "BBB 15", Aline Gotschalg, de 31 anos, usou as redes sociais, na última segunda-feira, para contar que está com paresia, uma paralisia parcial, na corda vocal direita. No Instagram, a influencer revelou que recebeu o diagnóstico após uma cirurgia para remover o câncer da tireoide, realizada em agosto deste ano.
"Resolvi escrever esse texto para compartilhar com vocês tudo o que tenho vivido... Compartilhar minhas experiências, sejam elas lindas ou desafiadoras, faz parte dessa troca que sempre tivemos por aqui. Sei que vocês adoram inspirações de 'lookinhos', mas também sei que inspiro vocês de certa forma a se cuidarem, a se amarem, valorizarem e a verem que a vida não é perfeita como nos recortes do Instagram... Ah, e que eu não sou forte o tempo todo!", iniciou a ex-BBB nos stories. "Comecei a gravar um vídeo, na verdade, porque queria muito falar tudo isso olhando para vocês... Mas falar ainda é um esforço muito grande pra mim neste momento. Me falta bastante ar e não posso abusar...", acrescentou, justificando o tamanho do texto.
Durante a interação, Aline relembrou seu tratamento contra o câncer de tireoide e igualmente, a cirurgia bem sucedida para retirada do tumor. No entanto, a influencer contou que cerca de um mês e meio depois, descobriu que estava com gastrite e em pouco tempo, também passou a enfrentar o problema da alteração vocal.
"Minha recuperação foi ótima, até melhor do que eu imaginei. Tive alta no dia seguinte da cirurgia, consegui me alimentar, minha voz não tinha nenhuma alteração, a cicatriz ótima... Um mês e meio depois da cirurgia, fiz uma endoscopia, que confirmou uma gastrite erosiva de antro. Logo no dia seguinte desse exame, comecei a sentir uma alteração vocal. Não dei muita importância, pois achei que pudesse ser efeito do exame ou um refluxo da gastrite. Pensei que logo mais iria melhorar", detalhou.
"Foram passando os dias, e não melhorava. Cheguei até a compartilhar aqui com vocês que vinha tendo algumas crises de ansiedade, e um dos motivos foi o fato de perder minha voz 'do nada'. Fui em excelentes médicos, fiz exames, tomei medicamentos, injeção de corticoide e nada. Absolutamente nada fez com que minha voz voltasse ou desse qualquer sinal de melhora", explicou a ex-sister.
Aline ainda contou sobre como seu trabalho foi afetado por conta do problema de saúde. "Vocês conseguem imaginar o desespero que é da noite para o dia perder a voz? É o nosso principal meio de comunicação, e no meu caso, é inclusive minha ferramenta de trabalho. Em uma semana, eu não conseguia mais me comunicar, não tinha nenhuma força para falar. Cheguei até a pensar que pudesse ser emocional", destacou.
"A verdade é que não temos controle de absolutamente nada... 2022 tem sido um ano muito desafiador para mim... Precisei me afastar um pouco das redes e focar 100% da minha energia em mim. Era minha prioridade máxima cuidar da minha voz e do meu emocional...", desabafou. "Estou com paresia na corda vocal direita. Não é uma paralisia completa, mas minha corda vocal não fecha mais a ponto de encontrar a esquerda para conseguir falar. As duas cordas vocais precisam se encontrar para emitirmos som", disse aos internautas.
"Hoje consigo falar baixinho e devagar, o que já é um progresso. Sigo fazendo tratamento com fono todos os dias. No meu caso, preciso de um acompanhamento bem intenso para que consiga reverter esse quadro e eu não precise de intervenção cirúrgica. O tratamento é o processo mais lento, mas estou me cuidado, me esforçando e me dedicando 100% para conseguir reverter essa paresia e ter um resultado positivo somente com fono. Creio que vai dar certo! Tudo isso aconteceu por conta da cirurgia de tireoidectomia. É comum acontecer isso depois da cirurgia. O curioso, no meu caso, e tem intrigado inclusive os médicos e todos os profissionais de saúde, é: por que demorou tanto para aparecer? Normalmente, ele aparece logo após a cirurgia, ou no máximo dias depois. Eu já tenho dois meses de cirurgia. Só de ter um diagnóstico me deu alívio imenso. Consegui ter paz", admitiu.
Por fim, Aline aproveitou para aconselhar seus seguidores. "Valorizem o fato de estarem vivos e com saúde. Os problemas do dia a dia, a gente resolve. O que realmente tem valor na nossa vida é a nossa saúde e a nossa família, isso são nossos bens mais preciosos. Ter um bom carro é legal, ter uma casa 'bacana' é legal, viajar é ótimo, mas ter saúde é tudo! Só damos valor às coisas quando as perdemos. Então, se você tem saúde, seja grato por tê-la. Não espere perdê-la para valorizá-la! Seja grato pelo seu corpo e por cada função que ele exerce e cuide dele! Estou bem... Vai ficar tudo bem, eu tenho certeza disso", finalizou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.