J.K. Rowling lamenta a morte de Robbie ColtraneReprodução do Twitter

Rio - Vários artistas lamentaram a morte de Robbie Coltrane, que deu vida ao personagem Hagrid nos oito filmes da saga "Harry Potter", na Escócia. Ele enfrentava problemas de saúde e estava internado no hospital Forth Valley Royal, em Larbert, perto de sua casa. A causa do falecimento não foi divulgada. 
A autora da saga "Harry Potter", JK Rowling, se pronunciou através do Twitter: "Nunca mais conhecerei alguém remotamente parecido com Robbie. Ele era um talento incrível, completo, e eu tive a sorte de conhecê-lo, trabalhar com ele e rir com ele. Envio o meu amor e as mais profundas condolências à sua família, sobretudo aos seus filhos".
O ator Stephen Fry também usou sua rede social para se despedir do colega. "Tanta profundidade, poder e talento: engraçado o suficiente para causar soluços impotentes e buzinas enquanto fazíamos nosso primeiro programa de TV Alfresco. Adeus, meu velho, você fará tanta falta". 
Daniel Radcliffe, estrela de "Harry Potter", se manifestou através de um comunicado enviado à BBC. "Robbie era uma das pessoas mais engraçadas que conheci e costumava nos manter rindo constantemente quando crianças naquele set. Tenho lembranças especialmente boas dele mantendo nosso ânimo em Prisioneiro de Azkaban, quando estávamos todos escondidos da chuva torrencial por horas na cabana de Hagrid e ele contava histórias e contava piadas para manter o moral alto. Eu me sinto incrivelmente sortudo por ter conhecido e trabalhado com ele e muito triste por ele ter falecido. Ele era um ator incrível e um homem adorável."
O ator James Phelps também prestou sua homenagem ao ator: "Vou sentir falta das conversas aleatórias sobre todos os assuntos sob o sol. E eu nunca vou esquecer, em setembro de 2000, Robbie Coltrane veio até o meu ‘eu’ de 14 anos muito nervoso no meu primeiro dia no set de filmagem e disse 'aproveite, você vai ser ótimo'. Obrigado por isso", lamentou ele, que interpretou  Fred Wesley, um dos gêmeos de Harry Potter. 
A agente de Coltrane, Belinda Wright, o descreveu como "um talento único" e afirmou que com o personagem Hagrid "trouxe alegria para crianças e adultos ao redor do mundo". Ela ainda contou, através de um comunicado, que sentirá falta do ator. "Para mim, pessoalmente, vou me lembrar dele como um cliente leal. Além de ser um ator maravilhoso, ele era inteligente, brilhantemente espirituoso. Depois de 40 anos, tenho orgulho de ser chamada de sua agente, sentirei falta dele". 
O último trabalho de Robbie foi na série "Urban Myths", onde interpretou Orson Welles, em participações especiais em 2019 e 2020. Além de "Harry Potter", o ator também esteve no elenco de dois filmes da saga "James Bond" (007 Contra GoldenEye e 007 - O Mundo Não é o Bastante) e em "Flash Gordon" (1980). Entre os trabalhos de maior destaque do artista está a série "Cracker" (1993-1995). Na obra, ele interpretava o psicólogo criminal Dr Eddie "Fitz" Fitzgerald. Com este personagem, Coltrane venceu três prêmios Bafta, por três anos consecutivos (de 1994 a 1996), de melhor ator. Em 2006, ele recebeu a Ordem do Império Britânico (OBE) por seu trabalho na atuação. 
Robbie Coltrane deixa sua irmã Annie Rae, seus filhos Spencer e Alice e sua mãe Rhona Gemmell.