Rapper Kanye WestAFP

Rio - Kanye West teve sua conta no Twitter suspensa menos de dois meses após ela ser restabelecida. O anúncio foi feito pelo dono da rede social, Elon Musk, nesta quinta-feira (1), que alegou que o cantor incitou a violência, violando assim as regras da plataforma. O bilionário estava se referindo a imagem pubicada pelo rapper, de uma suástica nazista entrelaçada à estrela de Davi, símbolo do Judaísmo.
"Só para esclarecer que sua conta foi suspensa por incitar a violência", disse Musk em resposta às declarações de West. Em sua conta pessoal, o bilionário criticou grupos extremistas. "Você sabe que o Twitter está sendo justo quando os extremistas da extrema direita e da extrema esquerda estão simultaneamente chateados! O Twitter visa servir o centro de 80% das pessoas, que desejam aprender, rir e se envolver em debates fundamentados", disse o dono da plataforma.
Agora conhecido como Ye, o artista havia feito comentários antissemitas e elogiado Adolf Hitler, líder nazista, momentos antes da suspensão de sua conta, em entrevista ao teórico da conspiração Alex Jones. Usando uma máscara preta cobrindo completamente o rosto, o rapper discursou sobre pecado, pornografia e o diabo.
"Eu amo Hitler", disse o artista, que participou da entrevista ao lado do supremacista branco Nick Fuentes. "Eu amo os judeus, mas também amo os nazistas", afirmou ele. "Não gosto de ver a palavra 'maldade' ao lado de nazistas", insistiu. "Eu enxergo coisas boas sobre Hitler também", ressaltou Ye.

"Amo todo mundo", continuou. "Não posso dizer que essa pessoa [Hitler] que inventou as estradas e os microfones que uso como músico não fez nada de bom. Cada ser humano tem algo valioso que trouxe para a mesa, especialmente Hitler", acrescentou o cantor, que planeja se candidatar à Presidência dos Estados Unidos em 2024.