Brigitte Bardot em evento no Palácio do Eliseu, na França, em setembro de 2007Eric Feferberg / AFP

A consagrada atriz francesa Brigitte Bardot, de 91 anos, está internada devido a uma "doença grave", não divulgada pela família. Ela passou por uma cirurgia e está se recuperando, mas permanece sob observação médica.
A informação foi confirmada pelo jornal britânico "Daily Mail" nesta sexta-feira (17). De acordo com a publicação, a artista estava em sua casa, em Saint-Tropez, França, antes de ser levada a um hospital em Toulon, há três semanas.
Lenda do cinema
Brigitte Bardot é considerada uma das maiores atrizes do cinema francês e mundial dos anos 1950 e 1960. No início de sua trajetória, aos 17 anos, estrelou a obra "A Garota de Biquíni" (1952), que abriu caminho para sua carreira internacional.
Depois, ela protagonizou "E Deus Criou Mulher" (1956), considerado um dos seus maiores sucessos e, até aquele momento, o filme estrangeiro de maior bilheteria dos Estados Unidos.
Gerentes de cinemas norte-americanos chegaram a ser presos por exibirem os longas da artista, já que ela era considerada vulgar. O Vaticano já condenou a intérprete como "perversa", enquanto padres de Nova York orientavam fiéis a não assistirem as obras de Brigitte, apelidada de "gatinha sensual".
As controvérsias, no entanto, não prejudicaram a carreira de Bardot. Ela participou de mais de 45 filmes, entre eles os sucessos "A Verdade" (1960), "O Desprezo" (1973) e "Don Juan 73" (1973), longa que marcou sua aposentadoria como atriz.
A artista também é uma ativista pelos direitos dos animais e vegetariana. Em 1986, ela criou a "Fundação Brigitte Bardot", que funciona até hoje e tem a missão de proteger bichos domésticos e selvagens de maus-tratos.
Visita a Búzios
Em 1964, Brigitte visitou Búzios, Região dos Lagos, até então uma pequena vila de pescadores pouco desenvolvida, buscando despistar fãs e repórteres em suas férias. Ela já revelou em entrevistas que ficou encantada com as belezas naturais da região.
O episódio atraiu repercussão internacional ao local. Uma estátua em homenagem à atriz, que atrai turistas até hoje, foi erguida na orla da Praia da Armação em 1999.