Por thiago.antunes

Rio - Coibir furtos de celulares e vendas de ingressos falsos pelo Facebook são as principais metas do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos que começa funcionar hoje na Cidade do Rock. Do lado de fora, a Polícia Militar vai disponibilizar 350 agentes e 70 viaturas, inclusive do Batalhão de Choque, e a Guarda Municipal mais 510 homens. Dentro do evento, os organizadores contrataram 1.200 seguranças, que contarão com o auxílio de mais de 100 câmeras.

"Em 2015, colombianos, bolivianos e paulistas atuaram furtando celulares. Então nos reunimos com os organizadores e estaremos atentos. As corregedorias das polícias estarão lá também para impedir carteiradas", afirmou o juiz Marcello Rubioli, responsável pelo Juizado. O magistrado alerta ainda que a base do órgão será perto das catracas. "Pretendemos identificar quem vende ingressos falsos pelas redes sociais", revelou.

A Guarda Municipal vai atuar com 230 agentes no combate às irregularidades. Ambulantes, cambistas e estacionamentos em locais proibidos são os principais alvos. Serão utilizados 15 reboques e os carros serão levados para o depósito da Avenida Pedro Segundo 67, em São Cristóvão. "Não há autorização para ambulantes atuarem naquela região. Também teremos mais 280 guardas voltados para a organização do trânsito", informou o inspetor da Guarda, Carlos Cristo. O trabalho começa hoje, às 7h. O esquema terá ainda o apoio de 80 rádios de comunicação, 56 veículos, além do carro de comando do Centro de Controle Operacional da GM-Rio.

A mobilização da PM começa às 17h. O 31º BPM (Barra) servirá como base da operação. O Batalhão de Choque será empregado no entorno do festival, onde estarão posicionadas as duas unidades do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel. Haverá reforço do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas e do Grupamento Aeromóvel. O Bope ficará de prontidão para ser acionado.

Você pode gostar