Adriana e Sandro, da Abboccato - Divulgação
Adriana e Sandro, da AbboccatoDivulgação
Por O Dia

Por conjugar características residenciais com opções de comércio, a Tijuca oferece condições para o próprio morador empreender no bairro. Esse movimento vem crescendo nos últimos anos, em que a crise econômica e o aumento do desemprego forçaram muita gente a se reinventar. Criar um negócio envolve uma série de obstáculos, que ficam mais fáceis de serem vencidos quando as receitas são criadas em família.

Foi o que aconteceu com o casal Adriana Bortoloto e Sandro Mesquita. Eles criaram a Abboccato, que comercializa os doces cannolis, tradicionais da região da Sicília, na Itália. A receita vem da família de Adriana e foi repassada de geração em geração desde sua bisavó. Hoje, ela e o marido, Sandro Mesquita, colocam a mão na massa juntos. E montam tenda na Praça Saens Peña em dias determinados, que divulgam nas redes sociais da Abboccato, além de terem um ponto de vendas fixo na Rua Gonçalves Dias, no Centro do Rio.

Adriana dava aulas de dança e decidiu apostar na empresa em 2015. "No final de 2018, meu marido deixou o emprego e se tornou meu sócio. Hoje, tocamos a empresa juntos e nos dividimos entre produção, financeiro, marketing e vendas", diz Adriana.

Jessica e a mãe produzem doces artesanais - FOTOS Divulgação
 

Na casa de Jéssica Toledo, ela divide a cozinha com a mãe na produção de bolos de pote ou na taça, cupcake, brownie e brigadeiro gourmet. Depois de perder o emprego como bancária, cargo que havia ocupado por sete anos, ela decidiu parar de procurar trabalho e investir na Jess Cake, que atende sob encomenda. O sucesso que fez no Shopping Tijuca, onde levou os bolos para vender no trabalho de uma amiga, foi decisivo para a aposta. "Ali comecei a ficar conhecida no boca a boca. Depois, levei os doces para a Praça Saens Peña, e os pedidos foram aumentando. A ajuda da minha mãe é fundamental. Ela é meu lado organizado e não deixa que a cozinha fique uma bagunça", conta Jéssica.

No Shopping 45, na Praça Saens Peña, pai e filho também trabalham juntos. Carlos e Gabriel Couto tocam o restaurante Mandolino, de massas. "A ideia partiu de um amigo. Quando ele saiu da sociedade, meu filho entrou e hoje é responsável pela logística", diz Carlos.

ATRAÇÕES NO DIA DAS MÃES

O Tower Park Tijuca, na Rua José Higino, terá oficinas gratuitas para as crianças no Dias das Mães. Uma delas vai ensinar os pequenos a montar uma horta em casa junto com os pais, no domingo, dia 12. No mesmo dia, haverá show com o homem-banda Fred Chico. <cc:\_08\_VERMELHO>

Você pode gostar
Comentários