CCBB - Rafael Pereira
CCBBRafael Pereira
Por RICARDO SCHOTT

Rio - No fim de semana, é o momento de ir à praia, sair à noite, visitar amigos e família, passear e... conhecer um pouco mais o circuito de museus e diversões culturais do Centro da cidade. Boa parte deles têm exposições de graça, e ainda há eventos como a Virada Sustentável, que levam arte, sustentabilidade e cultura para as ruas do local. Já o Centro Cultural Banco do Brasil, por sua vez, comemora 30 anos permanecendo um dos principais pontos culturais e arquitetônicos do Centro, com exposições gratuitas - além de uma agenda de filmes e peças teatrais a preços acessíveis.

Até amanhã, o CCBB comemora a semana do educador, com visitas mediadas à exposição 'Egito Antigo: do cotidiano à eternidade', para professores e educadores. No fim de cada encontro, serão sorteadas viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para o mês de novembro de 2019. Os professores têm espaço aberto na expo hoje e amanhã às 10h (no sábado, com intérprete de Libras). Para o público em geral, ela está aberta de quarta a segunda das 9h as 21h de graça. Há visitas mediadas às segundas e quintas às 12h, e quartas e sextas às 18h.

"Na exposição, são mais de 140 peças vindas do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo. A exposição toma todo o primeiro andar", conta a diretora do CCBB, Sueli Voltarelli. Entre os objetos expostos, há esculturas, pinturas, objetos litúrgicos, sarcófagos e até uma múmia. Além da expo, há a oficina artística do Lugar de Criação, 'Trocação De Histórias', em que os educadores do CCBB convidam o público para uma viagem imaginária ao Egito Antigo, com o 'O Mito de Osíris'. E muita coisa para fazer em todos os andares do CCBB, incluindo exposições permanentes sobre numismática e sobre a hitórias do Banco do Brasil.

Mais museus

O Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã, não muito distantes do CCBB, também têm atrações interessantes para pais e filhos. Este último fecha no domingo a mostra 'Pratodomundo - Comida para 10 Bilhões', que fala sobre a produção e o consumo de alimentos, trazendo temas como qualidade nutricional, respeito ao meio ambiente e cultivo de alimentos em regiões pouco exploradas. A entrada é R$ 20.

Já o MAR traz um rico evento com entrada gratuita: a a 8ª edição da Festa Literária das Periferias (FLUP), que começou quarta e vai também até domingo. Um dos grandes assuntos da feira em 2019 é o feminismo negro, em debates diários. O homenageado é o poeta pernambucano Solano Trindade, pioneiro na arte "assumidamente negra" no Brasil. "Nossa curadoria também se pautou pelo fato de que Solano era um artista múltiplo, que ora recorria à poesia, ora ao teatro, ora às artes plásticas, sempre usando o fazer artístico para tornar esse mundo um lugar melhor para nossos filhos", conta Julio Ludemir, um dos fundadores da FLUP.

Meio ambiente

A Virada Sustentável, por sua vez, começou na quinta e acaba também domingo, e traz mais de 400 atividades gratuitas que acontecerão em aproximadamente 30 bairros da cidade, de Sepetiba e Campo Grande, na Zona Oeste, a Ramos e Madureira, na Zona Norte, além das cidades de Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João do Meriti. No Centro, aquele que é o maior festival de sustentabilidade do Brasil traz atrações como a exposição 'Lixo Plástico', do artista Davi Rezende e 'Expressões Urbanas - Um olhar do jovem sobre o território', com fotos de Andressa Núbia. Ambas as exposições acontecem hoje, de 9h às 18h, no Largo da Carioca.

Eventos

CAMINHOS DO BRASIL MEMÓRIA - CENTRO HISTÓRICO PRACA 15. O projeto lançado pela Alerj reúne 11 museus e conta histórias da cidade. A programação de lançamento do projeto contará com a apresentação do Coro Madrigal da Escola Villa Lobos, às 11h, e da Banda de Música do Galeão, às 13h, na escadaria do Palácio Tiradentes. O público faz em seguida visita guiada no edifício histórico, inaugurado em 1926, que exibe a exposição permanente 'Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro'. Haverá também o lançamento de um passaporte especial que oferecerá gratuidades e descontos em vários estabelecimentos. Escadaria do Palácio Tiradentes. Rua Primeiro de Março s/nº,- Centro (0800-0220008). Amanhã, às 10h. Entrada franca.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. Local comemora 30 anos com eventos como a exposição 'Egito Antigo: do cotidiano à eternidade' (qua a seg das 9h as 21h de graça) e 'Lugar de Criação – Trocação de Histórias' (sáb e dom, de 11h às 13h e de 15h às 17h). Há também exposições permanentes sobre numismática e sobre a história do Banco do Brasil. A expo sobre Egito está aberta em visita mediada a professores hoje e amanhã às 10h (no sábado, com intérprete de Libras). Inscrição para professores pelo site www.ccbbeducativo.com. Rua Primeiro de Março 66, Centro (3808-2020). Entrada franca.

CENTRO CULTURAL CORREIOS. Até o dia 5 de novembro fica em cartaz a mostra 'Alfaiate de Asas', exposição individual do artista Claudio Partes, com 83 obras feitas a partir de objetos. Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro (2253-1580). Ter a dom, das 12h às 19h. Entrada franca.

CENTRO CULTURAL LIGHT. Local traz o espetáculo gratuito 'Quanta Energia'. Os cientistas malucos Biônica e Metálico ensinam na peça sobre a energia elétrica, seus benefícios e sobre o consumo eficiente. Avenida Marechal Floriano 168, Centro (2211-7268). Hoje, às 10h30 e às 15h. Entrada franca.

MUSEU DO AMANHÃ. A exposição 'Pratodomundo – Comida para 10 Bilhões', que fala sobre produção e consumo de produtos alimentícios e sustentabilidade, fica em cartaz até domingo. Confira as outras atrações do museu em museudoamanha.org.br. De hoje a domingo, das 10h às 18h, sendo 17h a entrada do último visitante. R$ 20 (estudantes e maiores de 65 anos pagam meia-entrada).

MUSEU DE ARTE DO RIO. O evento dá abrigo à 8ª edição da Festa Literária das Periferias (FLUP), focando em temas como o feminismo negro e a poesia falada. Confira a programação em flup.net.br. Durante a Feira, as exposições do MAR têm entrada gratuita. Qua, qui e sex, das 14h às 23h30. Sáb e dom, das 10h às 23h30. Praça Mauá 5, Centro (3031-2741). Entrada franca.

VIRADA SUSTENTÁVEL. O maior evento sobre sustentabilidade do Brasil tem mais de 400 atrações em todos os bairros do Rio. No Largo da Carioca, no Centro, há exposições como 'Lixo Plástico', com obras do artista Davi Rezende, e 'Expressões Urbanas - Um olhar do jovem sobre o território', com fotos de Andressa Núbia. Ambas hoje, de 9h às 18h. Entrada franca. Confira a programação completa em viradasustentavel.org.br.

Você pode gostar
Comentários