Grátis - Gloriosa - Divulgação/Thiago Ripper
Grátis - GloriosaDivulgação/Thiago Ripper
Por RICARDO SCHOTT

No fim de semana, as opções para quem quiser se divertir sem precisar colocar a mão no bolso (ou pelo menos ir a lugares onde não há preocupação com o preço do ingresso) são inúmeras. Museus, casas de shows e até feiras de gastronomia estão de portas abertas - se falar nos eventos agendados para acontecerem em praças públicas, aproveitando o calor que retornou nesta semana.

Alguns dos eventos já vêm acontecendo periodicamente e já são esperados pelos fãs e frequentadores. Um deles é A Gloriosa, roda de samba comandada pelo músico Paulão 7 Cordas, mais conhecido como diretor musical de Zeca Pagodinho. Dando prosseguimento ao projeto 'A Gloriosa nos Coretos e Praças', Paulão recebe o grupo A Mesa da Diretoria, com quem costuma se apresentar, e toca neste domingo na Feira Popular da Glória, num evento que tem até oficina de percussão para quem quiser se aventurar pelos instrumentos.

"Fazer a temporada tem sido gratificante. Quando fazemos no nosso bairro, vemos sempre as pessoas que nos acompanham, e a interação é sempre muito grande. Em outros lugares, aproveitamos para fazer novas amizades. E o fato dos shows serem ao ar livre propicia um contato muito próximo. A gente sempre conversa com as pessoas, elas pedem músicas", afirma Paulão, cujo repertório, calcado basicamente no samba tradicional, inclui Chico Buarque, Tom Jobim, Arlindo Cruz, Toninho Geraes e vários outros nomes.

Um nome conhecido do universo pop brasileiro que tem apresentação gratuita marcada para o fim de semana é ninguém menos que Di Ferrero, ex-cantor do NX Zero. O artista se apresenta amanhã na Barra da Tijuca, no circuito Música no Deck, que acontece no Quiosque Krabi. Na abertura, o cantor Raphaello Mazzei.

Yoga

Além de música, o fim de semana tem feiras gastronômicas (uma delas, dedicada ao churrasco e à cerveja, acontece no Plaza Shopping, em Niterói) e até um evento ao ar livre de yoga no Museu do Amanhã, que dura todos os fins de semana até o fim do mês, com aulas ministradas pela professora de yoga Gunatiita.

Programação

GASTRONOMIA

CARNIVORIA

Evento de churrasco, com shows de Greg Wilson (vocalista do Blues Etílicos), Ugo Perrota e Evandro Halabey e Banda Rats, amanhã a partir de 14h. E de Camacho Trio e Jane Soren, domingo, a partir também de 14h. Plaza Shopping. Rua XV de Novembro 8, Centro, Niterói.
Publicidade

JUNTA LOCAL
A feira promove uma distribuição de alimentos direto do produtor para o consumidor, com opções de produtos orgânicos, veganos, cervejas, chocolates, azeites e licores artesanais, massas, pães, hambúrgueres vegetarianos, geleias, linguiças e tudo o mais. Praça Santoa Dumont, Gávea. Domingo, de 10h às 17h.

ST. PATRICK'S DAY
Em homenagem a São Patrício, a Wonderland Brewery prepara duas festas. A primeira, na quarta-feira, dia 18, no Beer Underground e, a segunda, na sexta-feira, dia 20, no Lapa Irish Pub. Entre as homenagens estão um quiz cervejeiro e raspadinhas premiadas. Beer Underground. Av. Rio Branco 156, Subsolo 137, Centro. Quarta-feira, a partir das 15h. Lapa Irish Pub. Rua Evaristo da Veiga 147, Centro. A partir das 19 h.
Publicidade

SOM

BALAIO BOM
Roda de samba com participação de músicos e DJs tocando black music e outros estilos. Praça Tiradentes, Centro. Hoje, às 19h.
Publicidade

CHORANDO BAIXINHO
O grupo homenageia grandes compositores brasileiros de choro. Teatro Mário Lago. Rua Jaime Redondo 2, Bangu. Amanhã, às 18h.

DI FERRERO
O cantor participa do circuito Música no Deck, que acontece no quiosque Krabi, na Praia da Barra da Tijuca. A abertura do show fica por conta do músico Raphaello Mazzei. Avenida do Pepê, em frente ao 930 (quiosque 7). Amanhã, a partir das 16h.
Publicidade

A GLORIOSA
Show da roda de samba comandada pelo músico Paulão 7 Cordas e o grupo A Mesa da Diretoria. Feira Popular da Glória. Avenida Augusto Severo, Glória. Domingo. Roda de Samba: 16h às 21h. Oficina de Percussão: 14h30 às 15h30.

PAGODE DO NADAI
Samba comandado por Alexandre Nadai, com direito a feira de gastronomia. Feira da Glória. Avenida Augusto Severo 2.702, Glória. Domingo, de meio-dia às 16h.
Publicidade

SAMBA DA FEIRA
O pagodeiro, famoso nos anos 1990 (foi vocalista do Exaltasamba), faz participação no show, que é liderado pelo grupo Seligaê. Nos intervalos o DJ Luiz. Armazém do Engenhão. Praça do Trem s/nº, ao lado do estádio Nilton Santos, em frente à estação de trem do Engenho de Dentro. Amanhã, das 17h às 23h.

SAMBA DE SEGUNDA
A roda de samba Candongueiro receberá toda segunda-feira um convidado especial. No dia 16, será a vez de do Trio Sambadona, formado pelas cariocas Clarice Magalhães, Elisa Addor e Roberta Nistra. Teatro Popular Oscar Niemeyer (Foyer inferior). Rua Jorn. Rogério Coelho Neto s/n, Centro, Niterói. Entrada: 1kg de alimento não perecível. Segunda-feira, às 17h.
Publicidade

CRIANÇAS

AS AMIGAS DA FLORESTA
O musical conta a história de uma crise que assombrou a cidade de Insetolândia, com habitantes sem emprego e sem comida. O espetáculo leva as crianças e o público a refletir sobre a importância da amizade, o valor do trabalho e não desistir dos sonhos. Pátio Alcântara (Praça de Alimentação). Praça Carlos Gianelli s/n, Alcântara, São Gonçalo. Amanhã, às 16h30.
Publicidade

CIRCO
Uma oficina circense de boneco ecológico e outra de bandeiras são algumas das atrações do Partage Shopping São Gonçalo. Avenida Presidente Kennedy 425, Centro, São Gonçalo. Domingo, das 16h às 19h.

MUNDO AUTHENTIC GAMES
O espaço interativo e temático será voltado para crianças de até 12 anos e terá nove atrações, que prometem levar muita alegria, aventura e diversão para a garotada fã de Minecraft. Via Parque. Avenida Ayrton Senna 3.000/Praça de Eventos – 1º Piso, Barra da Tijuca. De hoje a domingo, de 14h às 20h.
Publicidade

PICADEIRO NA PRAÇA
Uma roda de samba com músicas do universo infantil da cultura popular, comandada por Limachem Cherem. Palco Tim Maia (Praça Afonso Pena). Domingo, às 10h.

RECREIO SHOPPING
O Clubinho tem oficina de painel de pintura e show de mágica. Avenida das Américas 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Domingo, das 16h às 19h.
Publicidade

SHOPPING METROPOLITANO BARRA
Shopping traz oficina de massinha de modelar no Mundinho Kids. Avenida Embaixador Abelardo Bueno 1.300, Centro Metropolitano, Barra da Tijuca. Domingo, das 16h às 19h.

MUSEU
Publicidade

INSTITUTO MOREIRA SALLES
A escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) completaria 106 anos amanhã. Para homenageá-la, o IMS Rio promove um debate com a escritora Conceição Evaristo e a professora Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina. A mediação será dos pesquisadores Raquel Barreto e Hélio Menezes. IMS Rio. Rua Marquês de São Vicente 476, Gávea. Amanhã, a partir das 18h. Senhas distribuídas 30 minutos antes do evento.

MAR DE MÚSICA
Comemorando sete anos do Museu de Arte do Rio (MAR), o evento apresenta o cantor Seba com show inédito do álbum 'Coruja Muda'. Para abrir a noite, a DJ TataOgan anima o público com um set focado na mistura de linguagens ancestrais, contemporâneas e futuristas. Museu de Arte do Rio (Pilotis). Praça Mauá 5, Centro. Hoje, a partir das 18h.
Publicidade

MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS
O fim de semana no local inclui jogos com ilusão de óptica (amanhã, às 15h30), exposições interativas, Planetário Inflável (domingo, com sessões às 15h, 16h e 17h30 senhas distribuídas a partir das 14h) e o Programa de Observação do Céu (amanhã, das 17h30 às 19h). Rua General Bruce 586, São Cristóvão. Amanhã, das 114h às 19h. Domingo, das 14h às 18h.

YOGA NO MUSEU DO AMANHÃ
Todo sábado do mês de março, o Museu do Amanhã oferece aulas de yoga. As aulas são ministradas pela professora de yoga Gunatiita, iniciada há mais de dez anos em meditação pelos monges de Ananda Marga, fundadora da organização UNA Meditação e idealizadora do Rio Desperta. Museu do Amanhã (Lounge). Praça Mauá 1, Centro. Amanhã, dia 21 e 28 de março. Das 16h30 às 17h30. Inscrições no museudoamanha.org.br  Museu do Amanhã (Lounge). Praça Mauá 1, Centro. Amanhã, dia 21 e 28 de março. Das 16h30 às 17h30. Inscrições no museudoamanha.org.br .
Você pode gostar
Comentários