Festivais de música e peças de teatro ganham exibição na internet

Artistas como Baby do Brasil, Biquini Cavadão, Maneva e Melim participam de festivais como o 'Música em Casa'

Por RICARDO SCHOTT

Baby do Brasil
Baby do Brasil -

Com a quarentena recomendada para evitar a contaminação pelo vírus Covid-19, vários artistas estão fazendo shows virtuais. Numa época de exceção, em que artistas estão privados do contato com seus públicos, muitos deles estão usando suas próprias casas como palcos e seus próprios celulares (ou equipamentos de vídeo) para fazer shows via redes sociais. E muitas produtoras também estão montando festivais, cujos elencos incluem desde artistas já veteranos até nomes novos. A galera do teatro também já está procurando saídas e agendando peças que são exibidas por streaming, até mesmo pelo Instagram.

"Deixar tempos difíceis mais fáceis, atenuar a tristeza e multiplicar a alegria é a missão do artista", diz Tales de Poli, vocalista do Maneva, que participa de um festival da gravadora Universal Music, o 'Música Em Casa', que começa hoje e vai até o dia 29 de março. "Nos próximos meses vão surgir outras formas digitais de reunião coletiva,e os artistas vão estar próximos das pessoas, nos seus lares", acredita Rodrigo Suricato, que participa do festival 'Lá de Casa', de hoje a domingo, e do 'Música Em Casa'.

Já Bruno Gouveia, vocalista do Biquini Cavadão, também confirmado para o 'Lá de Casa', diz que fazer shows pela internet é algo comum para sua banda. "Já fizemos lives", conta ele, que tem redobrado os cuidados com o Covid-19 em casa. "Minha mulher está grávida e todo cuidado é pouco. Dispensamos nossas empregadas, mas continuamos pagando a elas. Faço triagem de roupas, porque daqui a pouco vem a campanha do agasalho. Aproveito para arrumar gavetas, aprendi a passar roupa".

Shows e festivais

Vem por aí uma (excelente) onda de atrações musicais para ver em casa. A Universal Music e a produtora GTS se uniram para montar o festival 'Música Em Casa', que traz nomes como Sandy, Atitude 67, Jão, Di Ferrero, Lauana Prado, Paula Fernandes, Michel Teló, Luiza Sonza, Melim e vários outros. É de hoje a 29 de março, sempre às 19h, no endereço do Instagram @festivalmusicaemcasa.

O 'Lá de Casa', ideia do cantor e produtor Marcos Almeida, traz um elenco que une Baby do Brasil, Biquini Cavadão, Rodrigo Suricato, Ana Muller, Keops e Raony, Bruna Caram e mais veteranos e novidades. É de hoje a domingo, de 17h à meia-noite. E tem início na terça (24) o festival 'Fico Em Casa BR'. São 76 artistas em mais de 40 horas de programação, incluindo Daniela Mercury, Maria Gadú, Rennan da Penha, Adriana Calcanhotto. Veja no Instagram @festivalficoemcasabr para saber os horários e o line-up.

 
A agência de música gaúcha Loop também lançou o seu festival, o Isolamento Acústico, que vai até 9 de abril, inclui nomes como Antonio Villeroy, Frank Jorge e Duca Leindecker, e acontece todos os dias às 22h no IGTV da @loopreclame.
 
Para os fãs de música clássica, a Orquestra Petrobras Sinfônica disponibiliza 45 vídeos inéditos de concertos em seu canal do YouTube. O primeiro é 'Além do Arco-íris', do Mágico de Oz. Só conferir no http://www.youtube.com/c/OPESinfonica.. As sertanejas Day & Lara fazem show online nesta sexta às 18h, no Facebook e no Instagram da dupla (ambos os endereços @dayelara). O sambista Leo Russo faz uma live na segunda (24) em suas redes sociais, cantando sambas autorais e batendo um papo com os fãs (Instagram: @leorussooficial e Facebook: leorussosamba).
 
E para dançar: o DJ Rennan da Penha vai fazer um baile no Instagram sexta e sábado, às 20h (@djrennandapenha). "A ideia é ir até 22h, mas quem sabe não viramos a madrugada fazendo um som?", avisa o funkeiro.

Teatro

Algumas produções teatrais também optaram por divulgar conteúdo online nesse período de isolamento social. Com todos os teatros da cidade fechados, companhias vão disponibilizar links para que os espectadores tenham acesso às performances.

Um dos casos é o da companhia Zeus Produções, que deu acesso gratuito ao espetáculo infantil 'A Fada do Dente e o Unicórnio' através do link www.zeusnegocios.com.br/teatro-em-casa-1.

Já a companhia Palavras Z Produções Culturais montou uma programação teatral para o fim de semana. Serão seis espetáculos exibidos no YouTube em um período determinado de hoje (sexta-feira) a domingo.

Na lista estão peças infantis 'A Gaiola', 'Contos Partidos de Amor' e 'Vamos Comprar Um Poeta'. Para os adultos, as opções são 'Ouvi Dizer Que A Vida É Boa', 'Perdoa-me por Me Traíres' e 'Tudo o que Há flora'.

Os links do YouTube serão disponibilizados no site www.palavraz.com.br às 10h, para os espetáculos infantis, e às 18h, para os espetáculos adultos.

Plataformas e canais

A Globo, junto aos canais infantis Gloob e Gloobinho, se juntaram na 'Ciranda da Limpeza', campanha que usa personagens de atrações como 'Clube da Anittinha', 'Escola de Gênios', 'Miraculous: As Aventuras de Ladybug' e 'D.P.A. - Detetives do Prédio Azul', na conscientização de crianças com relação ao Covid-19. Os principais canais lineares da Globo têm sinal aberto para não-assinantes nas principais operadoras do país. Já a Globoplay disponibilizou durante 30 dias novos conteúdos para não assinantes, incluindo vários infantis da Disney, incluindo 'Cinderela', 'Malévola', 'Os Incríveis', 'Monstros S.A', e 'Mulan'.

A Netflix já anunciou sua leva de novidades para abril, incluindo a quarta temporada de 'La Casa de Papel' e o filme 'O Fenômeno', explicando a popularidade da série. Filmes típicos da 'Sessão da Tarde', como 'Um Senhor Estágiário', com Robert De Niro e Anne Hathaway, também chegam à plataforma. Já a HBO anunciou para o dia 22 de março a estreia da série 'Todxs Nós', nova comédia dramática da HBO Latin America, com um terço do elenco composto por pessoas trans e/ou de gênero não-binário. E o canal Telecine dá 30 dias grátis de streaming.

Galeria de Fotos

Baby do Brasil Salvador Cordaro
Rennan da Penha lança mais duas músicas do DVD 'Segue o Baile' Divulgação
Biquíni Cavadão fotos Divulgação
Ana Muller - Música em casa Divulgação/Matheus Costa
Luiza Sonza Divulgação
Melim - Música em casa Divulgação

Comentários