Filipe Ret é jurado do reality musical Nova CenaVans Bumbeers/Netflix
A novidade já conta com quatro episódios disponíveis no streaming e os dois últimos, que revelam o nome de quem venceu, entram nesta terça-feira (19). As gravações do reality show ocorreram nas três cidades de origem dos jurados, passando por regiões que contribuíram para suas carreiras: Viaduto Santa Tereza (BH), de Djonga, Tavares Bastos e Lapa (RJ), de Ret, e Cidade Tiradentes (SP), das gêmeas Tasha & Tracie. "O resultado nenhum de nós esperava. Todas as pessoas que a gente mais apostou (não avançaram), foi uma reviravolta muito grande em todos os episódios", comenta Tasha.
Filipe Ret participou das audições no Rio e contou com a ajuda de Marcelo D2 em uma das etapas que aconteceu na comunidade de Tavares Bastos, no Catete. O rapper não disfarçou a decepção que sentiu ao se deparar com os candidatos errando e esquecendo as letras. "No início a galera não estava nem conseguindo rimar direito. Teve uns três que foram eliminados porque não estavam conseguindo nem lembrar da rima. Tem o lado emocional. Depois foi crescendo para parte mais técnica, por pouquinho mesmo, e foi ficando quem teve a base emocional boa, estratégia, técnica e foi errando menos", conta.
Dono de sucessos como "Amor Livre" e "Invicto", o cantor ainda ressalta a importância da presença feminina cada vez mais forte no cenário de rap e trap: "A cena das 'minas' está aí, Tasha & Tracie participando do programa. Estão conquistando o bagulho por elas, abrindo o caminho na marra, como tem que ser para ser verdadeiro. O cenário está aí, os projetos misturando as minas, acho isso fantástico".
Conheça os participantes do Rio
Afrodite: Artista da Baixada Fluminense, cuja trajetória reflete a realidade de muitas mulheres da periferia.
COLD JAS.: Nasceu em Angola e se mudou para o Brasil aos 16 anos, após viver uma guerra civil. Desde os 12 anos, vivia imersa na cultura do rap e do afrobeat, mesmo ciente da falta de apoio e espaço em um país conservador. No Brasil, estudou em um colégio de freiras em Sorocaba e, posteriormente, cursou Engenharia da Computação no Rio de Janeiro.
Guiu: Nascido em uma comunidade de Teresópolis, desde a adolescência, escreve poesias e começou nas batalhas de rua após um primo o inscrever de forma inesperada.
Jump: A prática do salto em distância o afastou do mundo da criminalidade e rendeu até uma bolsa na faculdade. Criado pelos padrinhos, ele perdeu o pai e outros familiares muito cedo. Apesar de sua dedicação ao esporte, a arte sempre ganhou seu coração. Foi na igreja evangélica que ele descobriu sua paixão por cantar e nas batalhas de rima que começou a se expressar de maneira mais autêntica.
Muse Maya: Joana, conhecida como Muse Maya, é de Maricá e, aos 18 anos, mudou-se para a capital para estudar teatro e, ao mesmo tempo, iniciou sua carreira na música. Seu interesse pelo rap surgiu por meio do amigo Sol. Ela utiliza seus sentimentos e experiências pessoais como fonte de inspiração para seu trabalho. Suas principais influências incluem rap, trap, pop, jazz e R&B.
Muxima: Gustavo Toledo lutou por anos contra a vergonha da gagueira e se refugiou na escrita, acreditando que cantar nunca seria uma realidade para ele, até descobrir as batalhas de rima. Hoje, Muxima sonha em ganhar o mundo e transformar a realidade à sua volta por meio de suas músicas.