Rio - Um truque de beleza da atriz Carolina Dieckmann, de 46 anos, chama atenção pela simplicidade e pelo custo zero: passar gelo no rosto. A prática adotada pela intérprete de Leila, em "Vale Tudo", da TV Globo, se chama crioterapia facial caseira e pode trazer vários benefícios para a pele.
"O gelo pode, sim, trazer benefícios pontuais: ele reduz inchaços, suaviza olheiras e confere uma sensação imediata de firmeza. Isso acontece porque as baixas temperaturas provocam uma vasoconstrição, contraindo os vasos e diminuindo edemas", explica a dermatologista Mariana Paixão, especialista em rejuvenescimento e tecnologias não invasivas.
fotogaleria
A influenciadora Adriana Müller é uma das adeptas da mesma rotina de skincare de Carol. Ela, no entanto, prefere mergulhar o rosto em uma bacia com gelo e água. "Isso é tudo de bom: desincha, fecha os poros e ainda dá um jeito naquelas bolsas e olheiras que a gente insiste em carregar. Já virou parte da minha rotina e eu vivo indicando, porque funciona mesmo! É como se fosse uma drenagem natural, o gelo tem esse poder anti-inflamatório que ajuda a acalmar a pele", conta.
No entanto, o uso incorreto do gelo pode causar problemas sérios. "Não existe problema de aplicar gelo direto na pele, mas o tempo muito prolongado dele em contato o local do rosto pode causar queimaduras, irritações ou até o efeito rebote, quando a pele reage produzindo ainda mais oleosidade e vermelhidão. O fato de colocar o gelo dentro de uma bacia e mergulhar o rosto diminui as chances de queimadura, mas elas ainda existem", alerta a dermatologista.
A profissional ainda ressalta que o procedimento não é indicado para todos os tipos de pele. "Quem tem rosácea ou pele muito sensível deve evitar. O frio intenso pode piorar o quadro e desencadear crises".
Como usar gelo no rosto com segurança?
•Prefira envolver o cubo em um pano fino ou gaze para aplicar no rosto •Faça movimentos circulares suaves, sem pressão •Tempo total: até 2 minutos por região •Frequência ideal: 1 vez ao dia, de preferência pela manhã
Alternativas seguras ao gelo
Se você busca os efeitos do frio na pele, mas quer evitar riscos, a Dra. Mariana sugere opções mais suaves e eficazes. A água termal gelada, que ajuda a acalmar, hidratar e refrescar a pele sem agredir e as compressas de chá de camomila gelado, que tem ação calmante e anti-inflamatória.
"A crioterapia pode ser interessante, sim, mas precisa ser feita com cuidado e responsabilidade. Para quem prefere segurança e praticidade, essas alternativas geladas oferecem resultados semelhantes, com menos chance de reações adversas", conclui a dermatologista.