LexaMatheus R/DivulgaÇÃo

Rio - Aos 30 anos, a cantora Lexa atravessa um período de grandes transformações: novos lançamentos musicais, mudanças na rotina pessoal e a organização do casamento com o ator Ricardo Vianna, com quem assumiu o relacionamento em outubro de 2023. A artista viveu, este ano, o momento mais doloroso da vida com a perda da filha, a pequena Sofia. A bebê nasceu prematura no dia 2 de fevereiro e morreu três dias depois — notícia que Lexa comunicou nas redes sociais e que comoveu fãs e colegas.
Passado mais de sete meses, a cantora fala sobre a dor mais entendimento. "Minha filha é minha maior motivação. Hoje entendi que preciso ser feliz, mesmo vivendo a maior dor que alguém pode sentir. Faço isso não só por mim, mas por ela também", conta.

A gravidez foi marcada por complicações, a cantora enfrentou um quadro de pré-eclâmpsia precoce durante a gestação, com intercorrências que anteciparam o parto e influenciaram o desfecho trágico. Lexa chegou a ser internada e passou por atendimento intensivo durante o episódio. 
Para cuidar da saúde emocional, ela destaca o que tem feito para buscar esse equilíbrio. "Tenho me apegado muito à fé. Sou católica e estou vivendo um novo momento de espiritualidade, o que tem me ajudado muito. Além disso, faço terapia, que é essencial". A artista ainda resume sua visão sobre sucesso: "Aprendi que sucesso é ter saúde e felicidade. Se eu estiver bem com minha carreira, meus fãs, minha saúde e meus shows, já tenho o sucesso que preciso". 
A vida íntima da cantora também segue em transformação: Lexa e Ricardo ficaram noivos no ano passado e se preparam para oficializar a união. Nas redes sociais, o casal compartilhou recentemente um vídeo com os preparativos, que incluiu a visita ao local onde acontecerá a cerimônia, mas por enquanto ainda faz mistério sobre o dia. "Vai acontecer muito em breve, antes do que todos imaginam. Depois de tudo que aconteceu, finalmente conseguimos organizar tudo com os fornecedores. Não será uma festa gigantesca, mas será linda, com pessoas importantes para nós", antecipa Lexa.

Na parte física, a artista conta que perdeu 14 quilos ao priorizar a própria saúde. Ela mudou sua rotina com alimentação saudável e atividade física, que inclui até corridinhas no calçadão da praia. "Decidi mudar pela minha saúde. Tive problemas esse ano e percebi que precisava priorizar isso. Hoje cuido de mim, me vejo como prioridade e estou feliz com os resultados. Me sinto bem e linda", diz ela, que é assumidamente vaidosa e costuma fazer procedimentos estéticos.
"Sou vaidosa, mas sem exageros. Faço botox, laser, alguns aparelhos para bumbum e abdômen, treino bastante, mas nada além do normal", complementa.
'O funk me deixa muito feliz'
Quando o assunto é vida profissional, Lexa mantém o foco na carreira e nas raízes que a trouxeram até aqui. Sobre o que a inspira no momento, ela foi direta: "Fazer coisas que me deixam feliz. E o funk me deixa muito feliz, é de onde eu vim. Acho que nada mais justo do que me atentar a trabalhos que façam sentido para mim, que me deixem animada e bem. Essa é a minha maior motivação", analisa. 
Recentemente, a cantora lançou o hit "É arte", em parceria com Kevin O Chris, acompanhado de um clipe, reforçando a ligação forte dos artistas com as raízes e a cultura do gênero. A pressão para se reinventar no mercado é tema recorrente entre artistas, mas, segundo a cantora, a maturidade a ajudou a filtrar opiniões. "Com o tempo eu aprendi a balancear os comentários. Escuto muito o que meus fãs têm para falar, porque eles são meu termômetro. Mas também coloco minha identidade e preciso estar confortável. A maturidade me trouxe isso: hoje sei lidar com essa cobrança de forma saudável", explica.

Ao falar sobre parcerias profissionais, Lexa reafirma que busca afinidade e respeito artístico: "Acho que a gente tem que gravar com quem gosta e admira. Faço meu trabalho com muito carinho e dedicação, então só me alio a pessoas com o mesmo propósito. Só gravo com gente que eu gosto demais", diz ela, que mantém metas ambiciosas em sua trajetória: "Quero conquistar um top 1 com uma música solo e lançar feats com vários artistas do funk. Tenho muita coisa pela frente". 
Madrinha do Carnaval de São Paulo

Por fim, a cantora que deixou o posto de rainha de bateria da Unidos da Tijuca este ano confirma seus planos de Carnaval para 2026. "Com certeza! Sou madrinha da Dragões da Real e estou muito feliz em estrear no Carnaval de São Paulo. A escola me recebeu com muito carinho, e estarei à frente da bateria em 2026", celebra.  Entre a música, a dor e o amor, Lexa segue fortalecida, mantendo a fé como apoio e a arte como caminho para os próximos capítulos.