Festival de Receitas Sesc Mesa Brasil RJ premia pratos sustentáveisReprodução
Festival de Receitas Sesc Mesa Brasil RJ premia pratos sustentáveis
Evento, realizado no Park Shopping Jacarepaguá, reconheceu criações deliciosas que tiveram foco no aproveitamento integral dos alimentos
As receitas vencedoras do 14º Festival de Receitas Sesc Mesa Brasil RJ foram conhecidas, nesta sexta-feira (25/10), no Park Shopping Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. No evento, foram apresentados pratos criativos, saborosos e sustentáveis, com foco no aproveitamento integral dos alimentos, um dos motes do programa de combate à fome e ao desperdício da instituição.
Pela manhã, o público pôde degustar e votar em receitas criadas por crianças do Projeto Pequeno Gourmet, iniciativa do Mesa Brasil que promove a conscientização dos pequenos sobre bons hábitos alimentares e o desperdício de alimentos. Os pratos degustados foram pastel de forno de beterraba com recheio de abacaxi; empadão de inhame com recheio cremoso de brócolis e frango; e hambúrguer de grão de bico no pão de cenoura. O prato vencedor foi o pastel de forno, criado em conjunto por João Pedro Barros Duque Estrada, Lucas Medina, Leticia Rebello e Valenthyna dos Santos.
À tarde foi a vez das cozinheiras de instituições socioassistenciais apoiadas pelo Mesa Brasil apresentarem suas criações: quiche de grão de bico com recheio de brócolis com alho-poró e queijo; palha italiana de feijão branco com banana; pão de mel desconstruído com recheio de inhame e casca de maçã; tartelete de abobrinha e empadinha de beterraba e cenoura foram os pratos degustados pelos jurados. As 3 receitas premiadas foram o tartelete, criado por Perlla Alves; a palha italiana, de Vânia Silva; e o pão de mel, invenção de Regina Célia Silva. As cozinheiras ganharam cursos do Sesc RJ para aprimorarem seus conhecimentos em gastronomia.
Criado em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10), o Festival de Receitas promove a reflexão sobre a importância do aproveitamento integral de alimentos, mostrando que é possível comer bem, economizar e reduzir o desperdício. Queremos incentivar práticas sustentáveis na cozinha, além de fortalecer a inclusão social e a cultura de alimentação consciente. Nosso objetivo é inspirar a todos a adotar hábitos alimentares mais saudáveis e responsáveis”, declarou Cida Pessoa, gerente do Sesc Mesa Brasil RJ.
O evento reuniu crianças do projeto Sesc+ Infância, da unidade de Madureira, e estudantes da Escola Padre Dr. Francisco da Motta que participaram do projeto Pequeno Gourmet, cozinheiras e representantes de instituições beneficiadas e parceiros que fazem doações ao Mesa Brasil.
O Mesa Brasil foi criado no ano 2000, e recebe alimentos não-perecíveis e in natura e os reverte a instituições, que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. No ano passado, o programa arrecadou no estado mais de 1,7 toneladas de alimentos, provenientes de 176 parceiros em 55 municípios. Isso beneficiou mais de 114 mil pessoas e ajudou a complementar mais de 10 milhões de refeições. Conheça mais o programa em sescrio.org.br/mesa-brasil.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.