Preta Gil está internada com infecção urinária e recebeu críticas por ter viajado no carnavalReprodução
É grave? Infecção urinária faz Preta Gil ser internada novamente
Cantora recebeu críticas por ter viajado no carnaval, mesmo com liberação médica
Olá, meninas!
A cantora Preta Gil vem enfrentando muitos desafios na luta contra um câncer no intestino. A artista passou por uma grande cirurgia recentemente e o seu tratamento não está sendo fácil. Hoje, Preta teve mais uma etapa preocupante e foi internada por conta de uma infecção urinária.
Infelizmente a doença não é a sua única batalha, agora ela também precisou lidar com comentários negativos. Muitos internautas a julgaram, alegando que a nova internação ocorreu por que a cantora passou o carnaval em Salvador. Mas todos os seus passos são acompanhados por sua equipe médica. Inclusive, ela foi liberada por eles para um banho de mar.
Pelas redes sociais, Preta tranquilizou os fãs e disse que está sendo bem cuidada e logo voltará para casa. A artista está recebendo cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e tem quadro de saúde estável.
O urologista do Hospital Badim (RJ), Celso Dantas, explica que a infecção urinária é um problema comum entre as mulheres e desperta mais preocupação quando se manifesta de forma recorrente, ou seja, diversas vezes durante um período. “A infecção urinária afeta mais mulheres do que homens devido às próprias características do corpo feminino: uretra mais curta e próxima ao ânus, facilitando a passagem de micro-organismos para o trato urinário”.
O especialista explica que por vezes as infecções são eliminadas pelo próprio organismo e a pessoa nem chega a tomar conhecimento da doença. “Mas quando há uma baixa na imunidade, seja por conta de estresse ou pelo uso de medicamentos, a infecção pode se desenvolver de forma sintomática. Mulheres na menopausa também têm risco aumentado de apresentar infecção urinária”, destaca ele.
Renato Faria, urologista do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ) orienta buscar logo ajuda médica em caso de sintomas como ardência ao urinar, necessidade urgente de eliminar a urina, apesar de às vezes ser escassa, dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre, febre e até sangue na urina. “O tratamento é por meio do uso de antibióticos e o médico vai decidir a melhor terapia para cada caso”, orienta o urologista.
Confira algumas dicas de prevenção dos especialistas:
- beba bastante água;
- evite reter a urina por longos períodos;
- cuide bem da sua higiene pessoal: depois de evacuar, lave-se com água e sabão;
- faça a higiene antes e após a relação sexual e esvazie a bexiga antes e depois do sexo;
- evite usar roupas muito justas e ficar muito tempo com biquinis e maiôs úmidos ou molhados, o que favorece a proliferação de bactérias e micro-organismos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.