Calorões e suadeiras repentinas marcam o período do climatérioReprodução/internet
Você sabe o que é Climatério? Confira sintomas para o corpo feminino
Período desafia a autoestima de muitas mulheres
Olá, meninas!
Eu sei que o climatério pode ser um tema delicado e, muitas vezes, cheio de dúvidas. Às vezes, parece que estamos sendo empurradas para uma fase da vida sem aviso prévio, e os sintomas surgem de uma hora para a outra, sem saber exatamente o que está acontecendo com o nosso corpo. Recentemente a apresentadora Adriane Galisteu falou ao público através de sua rede social a respeito dessa experiência e, para ser sincera, é um processo que pode ser confuso e desafiador, mas também é uma fase de muitos aprendizados sobre nós mesmas.
O climatério é um período de transição que marca o fim da nossa capacidade reprodutiva e começa antes da menopausa, geralmente por volta dos 40 e poucos anos, mas pode variar para cada mulher. Ele dura até que a mulher complete um ano sem menstruar e, como tudo em nossa vida, não é uma experiência igual para todas.
Recentemente fiz alguns exames, e segundo a minha endocrinologista, ainda não estou passando por esse período, mas converso com inúmeras mulheres e profissionais da saúde sobre este assunto que é muito pertinente para o nosso autoconhecimento, seja de quem está passando pelo climatério, como de quem ainda passará.
Os sintomas? Ah, são muitos, e não são só físicos, como muitas de nós imaginamos. Eu sei que você deve ter ouvido falar de calorões, daquelas suadeiras repentinas, e isso é uma das marcas dessa fase. Mas não para por aí. Junto dos calafrios e da sensação de estar em um forno de vez em quando, vêm também as oscilações de humor. Em relação às mudanças de humor, com certeza é um dos aspectos mais difíceis de lidar, principalmente se você não entende o que está acontecendo. Há dias em que você pode se sentir irritada, outros tão melancólica. É como se você estivesse em uma montanha-russa emocional. E nem sempre as pessoas ao nosso redor entendem bem o que estamos passando.
Outro sintoma que pode pegar a gente de surpresa é a dificuldade para dormir. A insônia, que muitas vezes vem acompanhada dos suores noturnos, pode fazer com que o nosso sono se torne um verdadeiro quebra-cabeça. O metabolismo também dá aquela desacelerada, e não é raro percebermos que o corpo não responde da mesma forma a exercícios ou à alimentação.
Mas não se engane: o climatério não é só sobre o que perdemos, é também sobre o que ganhamos. Esse momento é uma oportunidade para redescobrir quem somos além dos papéis que desempenhamos, para ouvir o nosso corpo e respeitar os limites e as novas necessidades que surgem.
E por mais que o climatério envolva certos desafios, lembre-se de que você não está sozinha. Conversar sobre isso com outras mulheres que estão passando pela mesma coisa, ou com aquelas que já passaram, pode fazer toda a diferença. Não há vergonha em se sentir desconfortável com o que está acontecendo, mas também não há motivo para não buscar ajuda e aprender a viver com isso da melhor maneira possível.
Se você quer continuar me acompanhando nos assuntos do momento, te convido a seguir meu Instagram (@gardeniacavalcanti), e fique ligadinha também ao vivo, de segunda a sexta, a partir das 13h40, no Vem com a Gente da TV Band Rio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.