Caxias recebe espetáculo 'Travessias Nordeste x Baixada'Joselia Frasão/Divulgação
"Travessias Nordeste x Baixada" surgiu da união das artistas Letícia Ambrósio e Nathalia Cantarino, que possuem uma curiosa história em comum: seus avós vieram de Pernambuco escondidos em um navio para o Rio de Janeiro e foram parar na Baixada. E histórias de travessia se repetem entre outras famílias desse território, como destaca Letícia. "Começamos as entrevistas com familiares, depois partimos para as ruas, praças e feiras de Belford Roxo e Duque de Caxias, onde encontramos pessoas dispostas a compartilharem suas memórias”, comenta.
Essas histórias, repletas de luta, amor, esperança e resiliência, foram cuidadosamente adaptadas a dramaturgia do espetáculo, como explica Nathalia.
Sob encenação de Renata Tavares, primeira mulher negra ganhadora na categoria “Melhor direção” no Prêmio de Teatro Shell, o espetáculo explora uma variedade de linguagens artísticas, passeando pelo ficcional e o documental, o teatro e o audiovisual, misturando o drama, a comicidade e a contação de histórias, além de provocar momentos interativos com o público.
"Travessias Nordeste x Baixada" torna-se não apenas uma peça, mas um ato de preservação da memória cultural, sendo um convite para refletir sobre as próprias raízes e a construção deste território.
06/04 (sábado) - 19h - Gomeia Galpão Criativo (Duque de Caxias)
13/04 (sábado) - 19h - Ponto de Cultura Lira de Ouro (Duque de Caxias)
17/04 (quarta-feira) - 15h - Museu Vivo do São Bento (Duque de Caxias)
20/04 (sábado) - 19h - Sala de espetáculos Amir Haddad (Nova Iguaçu)
26/04 (sexta-feira) - 19h - Centro Cultural Donana (Belford Roxo)
27/04 (sábado) - 19h - Espaço Cultural Código (Japeri)
SERVIÇO
Data: 6 a 27 de Abril de 2024
Ingresso: Entrada franca (não é necessário adquirir ingresso, apenas comparecer ao local no horário do espetáculo)
Classificação: 14 anos
Duração: 1h15min
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.