Roubo de cargas: números de ocorrências ainda preocupam na BaixadaDivulgação
Os empresários e representantes dos comandos das forças de segurança, polícias Militar, Civil e ainda Ministério Público, Detran e Cispbaf, destacam que as reduções no número de ocorrências observadas desde 2023 devem ser comemoradas, mas o cenário ainda não é favorável.
Na última edição anual do Panorama de Roubos de Cargas, a Firjan apontou uma redução de 24% no número de casos em 2023 comparado a 2022. Foram feitos 3.225 registros ano passado, o que representa em média, cerca de 9 roubos de cargas por dia no Rio de Janeiro, um prejuízo de R$ 283 milhões. Em 2023, a Baixada Fluminense concentrou o maior número de ocorrências. Enquanto no estado houve queda, na região foi verificado um aumento de 0,4% no número de casos. De acordo com estudo da Firjan, feito com base nos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em 2023 foram contabilizados 1514 crimes nos municípios de Duque de Caxias e São João de Meriti. No ano anterior foram 1508.
Polícia Militar enfatiza redução de casos em área de atuação na Baixada, abrangendo 6 municípios
O comandante da Polícia Militar, coronel Roberto Dantas, apresentou na reunião os resultados de operações que geraram redução de ocorrências nas áreas de abrangência pela Baixada Fluminense. Numa área que compreende os municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados, Magé, Guapimirim e Belford Roxo, a corporação destaca uma redução de 45,5% no número de casos entre janeiro e abril deste ano. No somatório dos quatro primeiros meses de 2024 foram registrados 278 roubos de carga, ante 510 do mesmo período de 2023.
O coronel destacou a importância da atuação do Grupo de Trabalho sobre Roubo de Cargas, com ação integrada entre as forças de segurança e órgãos públicos, para o debate sobre medidas que contribuam para coibir o crime.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.