Junho Vermelho: Dia D de Doação de Sangue ocorre neste sábado Foto: Ilustração
A instalação do posto avançado no município de Duque de Caxias tem como objetivo facilitar o deslocamento das pessoas que queiram doar sangue e aumentar o número de doadores e de hemocomponentes, produtos que são gerados após o fracionamento da bolsa de sangue, como concentrado de hemácias ou plaquetas e plasma.
A área para coleta de sangue tem quatro poltronas de doação, com capacidade para 40 doações por dia, aproximadamente mil por mês. Equipes de profissionais, equipamentos e insumos serão fornecidos pelo Hemorio, que é o responsável pela gestão da unidade.
Quem pode doar?
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Pessoas com doenças transmissíveis, mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar somente após 10 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias da aplicação (48h em caso de Coronavac).
Serviço:
Posto de Coleta Avançado do Hemorio em Duque de Caxias
Local: Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, localizado na Rodovia Washington Luiz, n. 3.200 (na altura do bairro Parque Duque) - DC
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 14h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.