'Altura Suficiente' faz duas apresentações no Teatro Firjan SESI CaxiasStephany Lopez/Divulgação

Duque de Caxias - Os alunos da primeira Turma de Formação em Teatro da Escola Popular de Teatro da Baixada celebram a conclusão do curso com duas apresentações do espetáculo "Altura Suficiente". As apresentações acontecerão no dia 21 de julho às 18h e no dia 22 de julho às 20h no Teatro Firjan SESI Caxias, em Duque de Caxias.

A partir de histórias reais acontecidas nos trens do Rio de Janeiro, “Altura Suficiente” reflete sobre as diferentes relações sociais presentes nos vagões, trilhos e estações ferroviárias, denunciando os tantos problemas que afetam diariamente a vida de milhares de cidadãos e valorizando essa gente batalhadora que, apesar dos contratempos, não perde a alegria e a vontade de seguir em frente.

Com dramaturgia criada coletivamente pelos alunos da turma de Formação em Teatro e direção dos professores Vinicius Baião e Higor Nery, o elenco é formado por Cleyton Rothier, Fabi Soares, Hugo Semc, Ivy, Junior Smith, Márcio Foxx, Marcio Rufino, Maria Esther, Pamela Morena, Phelipe Pires, Raphaela Prado, Vinícius S., Ygor Rocha e Zo Monteiro. O espetáculo tem como mote principal a notícia da morte de Adílio Cabral dos Santos, um vendedor de doces e balas nos trens, que foi atropelado por um maquinista, resultando em seu corpo sendo estendido nos trilhos enquanto outros vagões passavam por cima para não interromper o fluxo de pessoas no horário de pico. A tragédia, ocorrida em 2015, foi notícia por poucos dias, até que em 2024, os alunos da Escola Popular de Teatro da Baixada decidiram recontar a história de Adílio para denunciar as questões sociais que impactam o cotidiano dos usuários dos trens.
'Altura Suficiente' faz duas apresentações no Teatro Firjan SESI Caxias - Stephany Lopez/Divulgação
'Altura Suficiente' faz duas apresentações no Teatro Firjan SESI CaxiasStephany Lopez/Divulgação


A turma de Formação em Teatro da Escola Popular de Teatro da Baixada teve duração de um ano e contou com disciplinas como História do Teatro, Expressão Corporal, Expressão Vocal, Interpretação e Vivências Artísticas.

O INSTITUTO CULTURAL CERNE E A ESCOLA POPULAR DE TEATRO DA BAIXADA

A Cia Cerne sempre teve um histórico de luta pela valorização da cultura periférica e pela redução dos impactos da hegemonia cultural que centraliza as ações de cultura, lazer e desenvolvimento social em áreas afastadas da Baixada Fluminense. O sonho de transformar a realidade de São João de Meriti e cidades vizinhas é antigo e, nos últimos anos, vem se tornando realidade.

Fundado há 3 anos, o Instituto Cultural Cerne, criado em 2020, é uma instituição sem fins lucrativos que representa a Cia Cerne no desenvolvimento de ações com o intuito de fomentar, difundir e promover a cultura na Baixada. Em 2023, o Instituto inaugurou a Escola Popular de Teatro da Baixada, contando com a parceria e fomento de instâncias do poder público e privado para o desenvolvimento de diversas ações para toda a comunidade. Desde sua inauguração, a escola já promoveu cursos de produção, direção teatral, dramaturgia e interpretação para adultos, crianças e adolescentes.

SERVIÇO - ALTURA SUFICIENTE

Dia 21 de julho de 2024, domingo, às 18h

Dia 22 de julho de 2024, segunda-feira, às 20h.

Local: Teatro Firjan SESI Caxias (R. Artur Neiva, 100 - Circular, Duque de Caxias)

Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 minutos

Gênero: Drama


FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Criação Coletiva

Direção: Vinicius Baião e Higor Nery

Elenco: Cleyton Rothier, Fabi Soares, Hugo Semc, Ivy, Junior Smith, Márcio Foxx, Marcio Rufino, Maria Esther, Pamela Morena, Phelipe Pires, Raphaela Prado, Vinícius S., Ygor Rocha e Zo Monteiro.

Concepção de Figurino: Higor Nery

Preparação Corporal e Direção de Movimento: Gabriela Luiz e Higor Nery

Direção Musical: Beto Gaspari

Operação de Luz: Vinicius Baião

Fotos: Stephany Lopez

Realização: Instituto Cultural Cerne, através da Escola Popular de Teatro da Baixada

Parceria: Firjan-SESI