Maternidade de Santa Cruz da Serra realizou mais de 25 mil exames da orelhinhaDivulgação
Os números de serviços prestados nesses quatro anos reforçam a importância da maternidade municipal, não só para as gestantes de Duque de Caxias, mas também para aquelas que vêm de outros municípios em busca de atendimento. De junho de 2020 até novembro de 2024, a maternidade realizou 14.964 partos normais e 9.537 cesáreas. Nesse período também foram registrados 129.656 atendimentos e 30.122 internações.
Nesta segunda-feira, 09 de dezembro, Dia do Fonoaudiólogo, a Maternidade de Santa Cruz da Serra não só prestou uma homenagem aos profissionais da saúde, como também comemorou os números expressivos conquistados pelos profissionais do setor de Fonoaudiologia, contabilizando 25 mil exames da Orelhinha (Triagem Auditiva Neonatal) e da Linguinha (Diagnóstico da “língua presa”) realizados.
Para a coordenadora do setor de Fonoaudiologia da unidade maternal, dra. Débora Chemp, os resultados são muito significativos, pois demonstram o importante trabalho que a unidade vem realizando na prevenção e diagnóstico precoce de problemas de audição e de fala em recém-nascidos.
Além de realizar os exames auditivos (teste da Orelhinha), atendendo pacientes internos e externos, a Maternidade de Santa Cruz da Serra também realiza o teste da Linguinha, garantindo um cuidado integral e especializado desde os primeiros dias de vida. Após a avaliação do frênulo lingual, caso seja identificada alguma alteração que comprometa a amamentação ou outras funções orais, o paciente pode realizar a frenotomia diretamente na unidade maternal. Esse procedimento é conduzido em parceria com a dra. Lindinalva Cavalcante, especialista em Bucomaxilofacial, assegurando precisão e segurança em cada intervenção.
O que são os Testes da Orelhinha e da Linguinha?
A Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra funciona em regime de plantão 24 horas, atendendo mulheres com gravidez de risco habitual. A unidade está localizada na Av. Automóvel Clube, nº 275 - Santa Cruz da Serra – DC.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.