Recomendação dos especialistas é desconfiar das "promoções imperdíveis"Reprodução
“Os criminosos anunciam produtos ou serviços com preços muito atrativos ou mesmo bem abaixo do mercado por e-mail, SMS, redes sociais ou links patrocinados. Para aumentar a credibilidade, eles podem invadir o perfil de pessoas conhecidas nas redes sociais e utilizá-los para divulgar ofertas falsas”, alerta Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.
Diante desse cenário, algumas dicas podem ajudar na identificação do golpe da falsa venda.
Pesquise a reputação - Ao receber uma “oferta imperdível”, é essencial fazer uma pesquisa detalhada sobre a empresa ou a pessoa que está encaminhando a informação. Procure por avaliações e comentários e verifique se há registros de reclamações em sites especializados. Para aluguéis de propriedades, prefira plataformas conhecidas e confiáveis.
Não faça pagamentos antecipados sem garantias - A dica vale, especialmente, para produtos ou serviços de alto valor. Se a oferta for “boa demais para ser verdade”, pode ser um golpe. Também desconfie de sites que só aceitam PIX ou boleto como forma de pagamento.
Verifique a autenticidade dos anúncios - Sempre confirme se o perfil que publicou o anúncio é oficial. Confirme se ele possui o selo de verificação e confira o histórico de postagens e comentários para garantir que a loja é confiável. Se houver qualquer dúvida, entre em contato com o estabelecimento por meio dos canais oficiais para confirmar a autenticidade do anúncio ou promoção.
Cuidado com sites falsos - Nunca clique em links de e-mails, redes sociais ou resultados de sites de busca quando estiver procurando por uma loja online. É mais seguro digitar o endereço do site diretamente na barra do navegador.
Desconfie de taxas e do senso de urgência - Não acredite em promoções ou concursos que exigem o pagamento de taxas para receber prêmios, principalmente em redes sociais. Além disso, desconfie de anúncios que criam um senso de urgência, a fim de limitar o tempo para pesquisar ou pensar sobre a compra.
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