As inscrições para o curso gratuito de gastronomia vão até sábadoDivulgação
Ao longo dos 13 anos de existência, o projeto une a troca entre alunos, professores e a gastronomia brasileira. São 200 horas de aulas práticas e teóricas que abordam desde as técnicas mais básicas em gastronomia, até algumas mais avançadas, com a produção de pratos regionais complexos. Sempre com olhar para o meio ambiente, a prioridade é a sustentabilidade a partir do controle dos resíduos produzidos em aula, do uso integral dos ingredientes e do desperdício zero de alimentos.
A partir destes conteúdos e do desenvolvimento de habilidades para atuar na gastronomia — como postura profissional, boas práticas de manipulação de alimentos e valorização de ingredientes locais — os novos cozinheiros saem aptos ao trabalho. Desta forma, o ICS segue na luta pelo combate às desigualdades sociais e por condições dignas de vida e trabalho para os participantes.
Nesta edição, o curso conta com a estrutura renomada do Centro Universitário IBMR, além de restaurantes parceiros, que direcionam os alunos para o mercado de trabalho. Acompanhando a evolução dos alunos e o impacto social da formação no currículo deles, estima-se que cerca de 80% dos formandos seguem carreiras na área da gastronomia, seja como funcionários e até mesmo empreendedores.
O Instituto Capim Santo já atua no Rio de Janeiro há mais de dois anos. Em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, desenvolve cursos na Biblioteca Parque da Rocinha já tendo mais de 200 pessoas impactadas diretamente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.