Senac RJ abre 570 vagas gratuitas para jovens de 16 a 21 anos no programa Portal do Futuro

Rio - Jovens de 16 a 21 anos podem se inscrever nas vagas gratuitas do Portal do Futuro, programa de transformação social do Senac RJ que promove orientação comportamental e estimula a inserção no mercado de trabalho por meio de capacitação profissional. São 570 oportunidades em unidades do Senac RJ na região metropolitana do Rio de Janeiro e em diversos municípios do estado. As inscrições devem ser feitas até 26 de abril pelo site do Senac

As aulas têm previsão de início no dia 6 de maio. Serão oferecidas turmas nas unidades da Barra da Tijuca, Botafogo, Irajá, Madureira, Centro Politécnico e Copacabana, na capital, e nos municípios de Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Rio das Ostras, Nova Friburgo, Petrópolis e Cabo Frio.
O Portal do Futuro atua junto ao jovem para transformá-lo tanto no convívio social quanto prepará-lo para a vida profissional. As unidades curriculares abordam as missões do programa: Ser pessoa, Ser cidadão, Ser profissional e Ser digital, que têm por objetivo ampliar a possibilidade de exercício consciente da cidadania. Além disso, o Portal do Futuro busca auxiliar o ingresso do jovem no mercado de trabalho com formação profissional nas áreas de Gestão, Design, Eventos, Turismo e Hotelaria. Durante o Programa, o jovem também experimenta um período de vivência em empresas parceiras onde pode conhecer o real cotidiano do mundo do trabalho.

Além da idade entre 16 e 21 anos, é preciso cursar pelo menos o 1º ano do Ensino Médio e ter renda familiar de no máximo dois salários-mínimos por pessoa, para ser admitido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). Para o processo seletivo, os candidatos selecionados devem apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Além da documentação necessária, menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. O Portal do Futuro oferece aos participantes auxílio-transporte, além de lanche diário, todo material didático e uniforme gratuitos.