Por luana.benedito

Rio - A Universidade Veiga de Almeida (UVA) retoma, a partir do próximo sábado, o curso de pós-graduação em Roteiro para Televisão, Cinema e Multiplataformas. Sob a coordenação dos roteiristas Giovana Moraes e Pedro Salomão, as primeiras turmas vão ser abertas nos campi da Barra, Tijuca e Cabo Frio, com a ideia de trazer o mercado de trabalho para dentro da sala de aula.

As atividades ocorrerão aos sábados, duas vezes por mês, das 9h às 18h, com um intervalo de uma hora para o almoço. A carga horária é de 360 horas, em um ano e meio.“O desafio foi o de reformular a grade de disciplinas para ajustá-la à realidade do mercado atual”, diz a coordenadora Giovana Moraes, que há 13 anos integra o time de roteiristas da TV Globo e teve a ideia de fazer um ‘pitching’ ao final do curso, levando projetos dos alunos a produtoras e canais.

Objetivo é preparar e inserir profissionais no mercado de trabalho no segmento após a conclusão do cursoDivulgação

Um dos pontos altos é o exercício prático de reforço à escrita. Pedro Salomão, que também coordena a pós-graduação, diz que o principal objetivo é formar roteiristas capazes de integrar o time de produtoras de TV, cinema e plataformas digitais. “O objetivo é aproximar a produção dos alunos com as demandas das produtoras de cinema ou canais de televisão, entre outras mídias”.

A grade de disciplinas foi montada após pesquisa em cursos nacionais e internacionais. Fundamentos do Roteiro é a disciplina introdutória do curso. Os alunos também terão projetos em Roteiro de Longa-metragem, Roteiro para Formatos Televisivos, Roteiro para Transmídia e Plataformas Interativas, Projeto e Pitching.

Para orientar o ensaio acadêmico do final do curso, o curso de pós-graduação da UVA conta com Renata Feital, uma estudiosa da área de narrativas que atualmente tem se dedicado ao seu projeto de Pós-Doutorado.

Você pode gostar