Rio - Um grupo de empresários criou a FarmaPrática, um site de comparação de preços de remédios e produtos farmacêuticos que conecta clientes aos estabelecimentos. Pesquisas feitas pela startup estimam uma economia de até 200% no valor pago pelos consumidores que utilizam o sistema. Num primeiro momento, o site vai atender aos moradores de quatro bairros da Zona Oeste do Rio — Barra, Recreio, Curicica e Itanhangá. Até o fim do ano, a expectativa é ampliar a atuação para outras regiões da cidade.
A iniciativa surgiu após levantamento feito com mais de 300 farmácias de médio e pequeno porte no Rio. Cerca de 87% dos entrevistados afirmaram estar passando por dificuldades financeiras e demonstraram interesse em abrir mais um canal de vendas diretas. “Nosso sistema online facilita a cotação e o pedido de produtos farmacêuticos, diminuindo o tempo e a dificuldade de comparar preços em diferentes farmácias. O sistema também beneficia o comércio local, ampliando sua visibilidade, e consequentemente as vendas”, afirma Vanessa Araujo, diretora de operações da plataforma.
Aumento de 40% nas vendas
Um dos mentores da plataforma, Fernando Araujo, professor de empreendedorismo e pesquisador do Mestrado em Sistemas de Gestão da UFF, diz que faltava um mecanismo de compra que pudesse proporcionar aos consumidores comodidade e economia ao mesmo tempo. Segundo ele, as farmácias envolvidas no projeto também vão colher os frutos, já que não contam com estrutura comercial e de marketing como as grandes redes. A estimativa dos organizadores é de um crescimento de 40% nas vendas das parceiras da iniciativa. “Nossa missão é fazer com que essas farmácias que promovem delivery cresçam”, acrescenta Vanessa.
A ideia é compartilhada pelos próprios colaboradores. Resemar Silva, proprietário da Farmatrim, localizada no Itanhangá, foi um dos primeiros a aderir ao FarmaPrática. O empresário conta que, antes da plataforma, seu único de meio de divulgar a farmácia era pelo imã de geladeira. Segundo ele, em pouco tempo utilizando a FarmaPrática, suas vendas cresceram. “A farmácia é localizada dentro de um pequeno centro comercial, com o forte em delivery. Minha equipe responde a todas as cotações brevemente, e já notamos um aumento bem significativo com os pedidos online”, comemora.
Um dos diferenciais da plataforma é não ser somente um ‘aplicativo’, sem ocupar, obrigatoriamente, espaço nos smartphones. “Somos um portal responsivo que pode ser acessado de computadores e dispositivos móveis”, explica a diretora Vanessa Araújo.
Consulta de preços
O FarmaPrática é um sistema que conecta usuários finais aos estabelecimentos farmacêuticos para consulta de preços e de disponibilidade de produtos, como medicamentos, perfumaria e higiene pessoal. O sistema oferece a conveniência para o cliente comparar os preços e solicitar os produtos desejados das farmácias que entreguem na localidade definida.
A plataforma
Para as farmácias, a plataforma contribui para a ampliação de suas vendas e de sua visibilidade e está no site www.farmapratica.com.br
Entre no site do FarmaPrática e insira o endereço para consultar as farmácias mais próximas. Faça a busca pelos produtos ou medicamentos desejados. Clique em ‘Minha lista’ e defina a quantidade desejada de cada medicamento ou produto adicionado. Depois, clique em ‘solicitar cotação’. Em 5 minutos, você receberá a cotação solicitada. Selecione a farmácia desejada e forma de pagamento para finalizar o pedido. O cliente faz o pagamento diretamente para a própria farmácia, no ato da entrega.
Até setembro deste ano, as farmácias que aderirem ao FarmaPrática serão isentas da taxa de comissão nas vendas. “Queremos que o consumidor tenha acesso a preços dinâmicos. Ele pode fazer sua lista de medicamentos fixos e fazer cotações em dias diferentes até efetivar a compra”, explica Vanessa Araújo, diretora de operações da plataforma.
Antes de lançar o site, que pode gerar economia de até 200%, os empresários fizeram pesquisa com mais de 300 estabelecimentos de pequeno e médio porte no Rio. Cerca de 87% deles mostraram interesse em participar de um esquema de venda direta.