Por leandro.eiro

Rio - Em meio ao crescente interesse pelo empreendedorismo num cenário de desemprego e crise econômica, o Sebrae sedia a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) em quase mil cidades de todo o país. No estado do Rio, a nona edição do evento ocorre na Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu. Ao longo da semana, o Sebrae-RJ vai promover atividades na capital e em cidades do interior.

Nona edição do evento ocorre na Praça Rui Barbosa%2C no Centro de Nova Iguaçu. Sebrae-RJ promove atividades em todo o estado do RioDivulgação

A estimativa da organização é atender cerca de 5 mil empreendedores, que vão participar de mais de 40 capacitações e oficinas gratuitas. Também há atividades de orientação financeira, renegociação de dívidas e programação digital. No país, existem 7 milhões de microempreendedores — 848 mil deles estão no estado do Rio, o que corresponde a 12% do total. Segundo o Sebrae-RJ, há 343 mil microempreendedores na cidade do Rio, o equivalente a 41,6% da categoria no estado.

Programação

Em Nova Iguaçu, há terminais para cadastro e legalização de microempreendedores. A programação começou na segunda-feira e se estende até sábado. Hoje de manhã, a programação começa com uma oficina voltada ao controle do caixa no trabalho diário. À tarde, o evento sedia a oficina ‘Facebook para pequenos negócios’, que integra uma série de palestras sobre a relação entre os negócios e as novas tecnologias de informação, comunicação e marketing.

“É o maior programa de inclusão econômica e social do mundo. É a porta de entrada para aquele que quer dar o primeiro passo no empreendedorismo”, analisa Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.

A Semana do MEI ainda oferece um canal online de atendimento ao microempreendedor ao longo da semana. Também estão previstas três palestras virtuais, com perguntas de internautas respondidas em vídeo, e dois ‘lives’ feitos pelo Facebook, com especialistas em previdência e tributação. 

Você pode gostar