Por gabriela.mattos
Olho na faculdadeReprodução

Rio - Um cuidado que poucos estudantes tomam antes de se decidir pelo curso em que vão ingressar é visitar as instituições de ensino, para verificar se tudo aquilo que oferecem nos textos de propaganda ou o que dizem por aí realmente é verdade. Para isso, uma providência simples é visitar a faculdade. Conversar com os alunos e professores, com os funcionários, olhar a grade curricular, saber se tem instalações adequadas para cada curso. Isso ajuda muito.

As faculdades públicas, normalmente com mais tempo de existência, oferecem mais referências para esse tipo de avaliação. A tarefa fica mais fácil. No caso das instituições privadas, recomenda-se mais atenção. “É importante que o jovem estudante verifique se a instituição realmente corresponde aos seus anseios, se atende a determinadas exigências, se é mesmo certificada e regularizada pelo Ministério da Educação, por exemplo”, alerta Fabio Silva, coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino.

“A decisão sobre qual curso fazer e onde estudar pode interferir significativamente no rumo que a vida do estudante vai tomar. Por isso, é preciso que a escolha seja a mais acertada possível”, completa Silva.

A vontade de entrar o mais rápido possível no Ensino Universitário faz com que muitas vezes o estudante não dê atenção devida à checagem desses detalhes.

Olho na faculdade (2)

Outras providências sugeridas por Fábio Silva antes de se decidir pela faculdade:

- Confira se a instituição é credenciada pelo Ministério da Educação, certifique-se de que está mesmo cadastrada no sistema e-MEC. Diplomas de instituição que não estão cadastradas no sistema não possuem validade;

- Atenção às primeiras turmas. Mesmo que autorizadas pelo MEC, ainda assim o curso necessita de reconhecimento para registro do diploma, que ocorre somente após o cumprimento de 50% a 75% do seu tempo de duração.

Olho na faculdade (3)

Mais algumas dicas:

- Avalie com atenção se o valor da mensalidade e os reajustes previstos ao longo do curso, além de eventuais despesas extras, como taxas de matrículas, poderão ser assumidos durante toda a graduação;

- Informe-se sobre o corpo docente, pesquise sobre as titulações e qualificações dos professores que farão parte da grade curricular do seu curso. Além de procurar saber as últimas avaliações da instituição realizadas pelo MEC.

O novo Fies

Segundo o Ministério da Educação, as novas regras do Financiamento Estudantil (que foram antecipadas por esta coluna) vão garantir, no próximo ano, 310 mil vagas em instituições de ensino superior privadas do País. A intenção, segundo o governo, é simplificar as regras, deixar o modelo mais sustentável e facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.Três modalidades, com taxas de juros especiais, passam a compor o programa a partir de 2018.

Você pode gostar