Por leandro.eiro

Rio - Neste momento econômico, os supermercados e as indústrias estreitaram parcerias para encontrar o preço mais justo ao consumidor, garantir vendas dos supermercados e fomentar a atividade industrial mediante a estratégia de aumentar o número de promoções nas lojas. Quanto mais promoções, mais venda. E, com isso, fomentamos ainda mais as atividades industriais.

Supermercados buscam estratégias para que o consumidor saia das lojas com os carrinhos cheiosDivulgação

Além das promoções, o aumento dos produtos nas gôndolas também faz com que o consumidor tenha mais opções e escolha a que melhor caiba no seu bolso. Outro nicho que cresce no atual momento econômico é a marca própria, pois coloca o que há de mais precioso em cheque. São alternativas que garantem a alta qualidade do produto com preços mais baixos, quase 30% mais em conta.

Segundo levantamento da KantarWorldpanel, empresa que irá participar de nosso conselho diretor em julho, a oferta que mais cativa os brasileiros é o famoso ‘leve mais, pague menos’, com 68%, seguida pelo desconto de preço (64%). Produtos grátis e com brinde, aparecem, respectivamente, com 25% e 23%, no estudo. Uma alternativa implementada pelas grandes redes que tem dado muito certo ao longo dos últimos anos é a realização de eventos de consumo como semana da beleza, festival de congelados, limpeza, queijos e vinhos etc. Esses festivais são ótimas opções tanto para o varejista, quanto para os consumidores, que podem conseguir descontos de até 60% nos itens em questão.

Com a chegada do inverno, as redes já se preparam para impulsionar as vendas através de festivais de vinhos, queijos e cafés. Os supermercados Guanabara, Mundial e Prezunic promovem novas edições de seus festivais sazonais, com preços promocionais. O Mundial, por exemplo, espera aumentar as vendas em 30% com o festival de vinhos. Hortifruti, Multimarket, SuperPrix e Zona Sul também são exemplos de redes que apostam em festivais de temporada para os consumidores.

O consumidor que quer economizar nos supermercados pode usar táticas para encontrar o preço que caiba no seu bolso. Por exemplo: caso não ache o produto que deseja no preço que caiba no orçamento, ele deve procurar em outros supermercados porque todos estão adotando a estratégia de promoções. Outra dica é que por conta da atual situação da economia, os supermercados cadastraram mais itens, aumentando os sortimentos de produtos e, com isso, aumentando a variedade. Por isso, fica mais fácil encontrar opções adequadas ao orçamento. Estes eventos são propícios para os varejistas fidelizarem ainda mais seus clientes, por isso é muito importante investir em brindes e ações que os surpreendam. Em agosto, a Escola Asserj promoverá um curso sobre marcas próprias, em breve vamos aprofundar mais sobre esse tema!

Fábio Queiroz é presidente da Asserj

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