Por leandro.eiro

Rio - O Rio de Janeiro vai ser palco da fase estadual da maior competição de educação profissional da América Latina, a Olimpíada do Conhecimento. Aberta ao público, a competição vai ocorrer entre segunda e quinta-feira, em três unidades do Senai na capital, que vão receber competidores de todo o estado do Rio. São profissionais técnicos nas áreas de construção civil, comunicação visual, TI, jogos digitais, soldagem e web design, em busca do título de melhores profissionais técnicos. Criado para formar profissionais para o mercado de trabalho, o torneio vai contar com seis polos espalhados pelo estado do Rio e quase 140 competidores.

Competidores de áreas como Alvenaria vão participar de torneio criado para formar profissionais para o mercado de trabalhoDivulgação

Nas provas, os participantes vão ser desafiados a executar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia no trabalho. Na capital, a Olimpíada vai ocorrer nas unidades Tijuca, Maracanã e Instituto Senai de Tecnologia (IST) Solda. Na segunda-feira, primeiro dia de evento, as provas vão ocorrer das 10h às 17h. Na terça e quarta, as atividades da competição serão das 8h às 17h.

Para ser o melhor do mundo

Os campeões regionais treinam para a seletiva da WorldSkills, etapa internacional. O evento reúne os melhores alunos de mais de 60 países, na disputa por medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço, dentro de padrões internacionais de qualidade. A próxima edição acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 18 de outubro.

Neste ano, o evento internacional vai contar com um representante do estado do Rio na disputa pelo melhor do mundo. Aluno da unidade de Niterói do Senai, Silvio Lucas Lopes Crispim, 19 anos, levou o título de melhor técnico de Construção em Alvenaria do país. "Acordei a minha família com a notícia do ouro pelo telefone. Mais feliz impossível", contou, na época. Em 2015, Leonardo Fonseca Rodrigues, também estudante do Senai Rio, conquistou o ouro na categoria joalheria.

As ocupações

As provas serão para Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Comunicação Visual, Construção em Alvenaria, Construção em Estucagem (Drywall), Gestão de Sistemas de Redes TI, Jogos Digitais 3D - com foco Industrial, Soldagem, TI - Soluções de Software para Negócios e Web Design.

Etapa no exterior

A premiação será quinta, às 15h, na sede do Sistema Firjan, no Centro do Rio. Os campeões estaduais vão treinar para a seletiva da WorldSkills, etapa internacional da competição. Mais informações em www.cursosenairio.com.br.

Você pode gostar