Por gabriela.mattos

Rio - A Expo Franchising ABF Rio chega à edição de 2017 com números positivos no setor de franquias. Apesar do cenário de crise, as 631 marcas que operam no Estado do Rio registraram aumento no faturamento no primeiro semestre deste ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), foram movimentados R$ 7,8 bilhões no período, R$ 156 milhões a mais do que verificado no ano passado. Entre os dias 28 e 30, representantes de 250 marcas se reúnem no Riocentro, na Barra da Tijuca, para negociar com um público que pode chegar a 25 mil visitantes, segundo expectativa da ABF Rio. Todos em busca de oportunidades.

Expo Franchising ABF Rio acontece entre os dias 28 e 30Divulgação

"É uma chance para as pessoas interessadas em abrir uma franquia conhecerem as marcas e seus modelos de negócio a partir do contato com seus principais executivos. Em muitos casos, até mesmo os presidentes das empresas recebem o público durante a feira", diz Eliane Bernardino, presidente da ABF Rio.

Além de um maior faturamento no primeiro semestre deste ano, as franquias no Rio também registraram crescimento de 9% nos pontos de venda. Atualmente, são 9.554 lojas em operação no estado, que respondem por uma fatia de 10,5% dos lucros das franquias a nível nacional. Segundo empresários do setor, fatores como a liberação do saque das contas inativas do FGTS, queda da inflação e expansão do crédito às famílias contribuem para o bom momento.

Para Eliane Bernardino, os altos índices de desemprego também têm gerado um interesse maior por investimento em franquias. "As pessoas estão buscando recolocação profissional por meio do empreendedorismo. As franquias atraem porque são um modelo mais seguro de investimento. O empresário não parte do zero e conta com suporte de uma marca conhecida no mercado para alavancar seu negócio", diz a presidente da ABF Rio.

Uma tendência atual, que será destaque na Expo Franchising ABF Rio, são as microfranquias, com investimento inicial entre R$ 5 mil e R$ 90 mil. Modelos de negócios em contêineres, foodtrucks ou que utilizam a própria casa como escritório serão apresentados nos dois dias de evento. Outras atrações são as palestras com especialistas e o lançamento do primeiro curso superior de franchising da América Latina, criado pela ABF Rio em parceria com a Universidade Veiga de Almeida. As inscrições para a primeira turma serão na feira.

Exemplos de franquias

?PARMÊ

A rede de pizzarias aposta no modelo de franquias para expansão de lojas shoppings centers. Investimento inicial de R$ 650 mil, com expectativa de retorno financeiro em 25 meses. O faturamento médio mensal é de R$ 200 mil.

KONI

Rede de culinária japonesa especializada em temakis. Franquia com aporte inicial de R$ 490 mil (box em shoppings) e R$ 675 mil (loja de rua). Faturamento médio mensal de R$ 110 mil e estimativa de retorno em até 40 meses.

HAREBURGUER

Marca de fast food vegetariano. A loja investe na expansão a partir de franquias em food trucks, com investimento inicial de R$ 70 mil e retorno financeiro estimado em 36 meses. O lucro mensal, em média, é de R$ 100 mil.

PREMIAPÃO

Modelo de franquia em home office para produção de publicidade em sacos de pães. O franquiado prospecta anunciantes e oferece o serviço a estabelecimentos próximos de casa. Investimento de R$ 6 mil e lucro mensal estimado em R$ 6, 9 mil. Prazo de retorno financeiro em até dois meses.

SÓBRANCELHAS

Rede especializada no embelezamento do olhar e da face. Aporte inicial de R$ 118 mil (quiosque) e R$ 176 mil (loja), com retorno financeiro em um ano. Lucro mensal estimado em R$ 40 mil.

HOT N' TENDER

A rede de restaurantes busca expansão com as franquias em contêineres. O investimento inicial é de R$ 150 mil, com prazo de retorno em até dois anos. O lucro mensal é de R$ 50 mil, em média.

Você pode gostar