Por leandro.eiro

Rio - O empreendedorismo responde por uma fatia cada vez maior do setor produtivo nacional. É o que mostra o indicador de nascimento de empresas da Serasa Experian. Segundo o levantamento, 79% das empresas que surgiram no país de janeiro a julho deste ano foram criadas por microempreendedores individuais (MEIs). Em números absolutos, eles foram responsáveis por 902.290 novos negócios de um total de 1.142.641 surgidos no período. Desde que o indicador foi criado, em 2010, o número de empresas abertas por microempreendedores individuais bateu recorde no primeiro semestre.

Aracina Ferreira dá aulas de corte e costura na Casa do Trabalhador de Manguinhos. Ela é uma das empreendedoras do Circuito Carioca de Economia SolidáriaDivulgação

Na cidade do Rio, a articulação de empreendedores em redes de Economia Solidária reflete esse aumento. Atualmente, há cerca de 630 profissionais cadastrados em 17 redes. Boa parte delas está situada em comunidades carentes, como Manguinhos, Cidade de Deus e Complexo do Alemão. Segundo Epitácio Brunet, subsecretário de Desenvolvimento da Prefeitura do Rio, os serviços oferecidos por esses profissionais se diversificaram nos últimos dois anos. "Tradicionalmente, os produtos comercializados eram peças de artesanato. Hoje, há participação de empreendedores nas áreas de gastronomia, e de agricultura orgânica e familiar", enumera Brunet.

Festival no Centro do Rio

Amanhã, no Dia do Empreendedor, os profissionais ligados ao Movimento Ecosol e ao Circuito de Feiras Orgânicas vão expor seus produtos em 150 stands no Largo da Carioca, no Centro do Rio, durante o Festival Economia Solidária. O evento, que ainda terá oficinas e apresentações culturais, vai até sexta-feira.

Rodrigo de Souza Silva vai expor%2C no Festival de Economia Solidária%2C os acessórios em couro que produzDivulgação

Dentre os expositores, participam Aracina Ferreira dos Santos, de 65 anos, e Rodrigo de Souza Silva, de 26. Os dois fazem parte da Rede de Manguinhos. Ex-praticante de Atletismo, Rodrigo largou o esporte há três anos para abrir a própria empresa, a Fábrica de Arte Carioca. Nas seis feiras que participa, vende uma média de 250 peças por mês.

Delci Vallim com as bolas feitas de jeans que vende nas feirasDivulgação

Já Aracina, além vender suas bonecas de papel machê, vai ensinar o público da feira a produzi-las. A oficina será amanhã, às 9h. Outra expositora será Delci Vallim, artesã que produz bolsas e sacolas com o reaproveitamento de jeans.

MEI: oportunidades para qualificação gratuita

O portal do Sebrae oferece cursos gratuitos, na modalidade de ensino a distância, a microempreendedores individuais. Para se inscrever nas vagas, é necessário acessar o site sebrae.com.br. 'Como formalizar seu negócio', 'Gestão empresarial integrada', 'Como analisar o mercado' e 'Como reconhecer características empreendedoras' são alguns dos cursos mais procurados pelo MEIs. No Estado do Rio, há oportunidades para qualificação presencial em oficinas, palestras e consultorias gratuitas oferecidas pelo Sebrae/RJ. Programação completa em acessorj.com.br/sebraerj/lojaonline/. 

Você pode gostar