Por thiago.antunes

Rio - A temporada do Enem passou — ufa! — e, infelizmente, a maioria dos candidatos não alcançou a tão sonhada vaga em universidade pública. Nada demais, todo ano é assim: os que conseguem são a minoria. Resta a esses milhões de estudantes buscar uma boa faculdade privada para seguir os cursos que escolheram.

E, neste ponto, pode estar a diferença entre o sucesso ou fracasso na carreira, ou simplesmente entre a vontade de continuar ou não estudando (já falamos na coluna da alta taxa de desistência dos cursos universitários). Como saber se a faculdade é boa ou não? Já citamos aqui algumas formas de avaliação. É um bom momento de voltarmos ao assunto, agora com novos detalhes.

Vamos começar pela reputação. É bom checar nos diversos rankings a qualidade do ensino oferecido pela instituição. O MEC tem a sua classificação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que elabora indicadores oficiais de qualidade do Ensino Superior no Brasil. Um deles é o Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que avalia as notas dos alunos que se graduaram em um determinado curso para verificar seu rendimento.

Outra forma de checar é consultando o Ranking de Universidades do jornal Folha de São Paulo, uma das pesquisas mais completas nessa área.

Depois do Enem (2)

Uma faculdade que fica muito longe de casa é um convite à desistência. Ou, pelo menos, a um percentual alto de faltas. Escolha cursos em instituições distantes somente em último caso. Outro aspecto importante é a infraestrutura. O conforto das salas, os equipamentos oferecidos, a qualidade dos laboratórios e o tamanho do acervo da biblioteca, principalmente na sua área, tudo isso deve ser checado com atenção.

Um papo com os alunos também pode ajudar a tirar dúvidas. Esse é um conselho dos especialistas do site Quero Bolsa.

Depois do Enem (3)

É preciso verificar os pré-requisitos para o curso selecionado, as formas de ingresso e, principalmente, os custos. Confira cuidadosamente se você se enquadra nas condições da instituição de ensino antes de fazer sua matrícula.

Se você acha que precisa esperar até o início do ano que vem, saiba que muitas faculdades promovem os chamados vestibulares de inverno, para que os alunos possam ingressar no meio do ano.

Curso de animação

Para atender à demanda de produção de vídeos para internet, impulsionada pelo crescimento das redes sociais como principal canal de marketing e vendas de grandes empresas, a Nasajon Educacional, unidade de cursos da Nasajon Sistemas, lançou programa online de capacitação em Animação Digital, com duração de seis meses.

O mercado de animação cresce a cada dia e o curso permitirá que o aluno atue nessa área promissora.

Você pode gostar