Por leandro.eiro
Rio - Dezembro chegou e, com ele, as faxinas de fim de ano aparecem. Para quem não tem tempo ou não gosta de fazer tudo sozinho, a opção é buscar indicações de bons profissionais e contratá-los para a realização dos serviços domésticos. É aí que entra a 'L.A.R. Soluções', criada pela microempresária Renata Ribeiro, de 37 anos. Moradora de Jacarepaguá, na Zona Oeste, ela conta que teve a ideia depois de trabalhar numa agência de empregos como estagiária por dois anos. A empresa, em funcionamento há quatro meses, vem garantindo trabalho para as profissionais do ramo.
Renata Ribeiro e as funcionárias da empresa 'L.A.R. Soluções'%2C que faz a intermediação de mão de obra para empregadas domésticasDivulgação

"No recrutamento e seleção de domésticas fixas, percebi a dificuldade delas em arrumar trabalho devido à falta de confiança dos patrões. Além disso, há um tempo atrás uma amiga me pediu ajuda para conseguir uma doméstica e minha indicação deu certo. Depois de anos nessa empresa, saí para ser sócia da minha irmã num espaço de educação infantil e, no fim do ano passado, resolvi retomar meu plano de ter minha própria empresa de recrutamento e seleção", conta Renata.

Em dezembro de 2016, ela começou a trabalhar com uma microfranquia e, em agosto deste ano, criou a 'L.A.R'. Hoje, conta com sete profissionais: três fazem limpeza e passam roupa, duas cozinham e limpam e outras duas fazem apenas limpeza.

"Faço a mediação entre os clientes e as profissionais. Para isso, há um processo seletivo: verifico referências, documentos, pendências judiciais. Isso tudo para o cliente ter certeza de que a pessoa é confiável. Para se cadastrar, os profissionais podem mandar e-mail para contatolarserv@gmail.com", detalha Renata.

Renata Ribeiro%2C 37 anos%2C criou empresa de recrutamento e seleção após estagiar por dois anos na áreaDivulgação

Os preços variam de acordo com a necessidade do cliente: "Tem pessoas que querem uma limpeza completa, outras precisam apenas de alguém para limpar a geladeira ou passar roupa. Temos serviços avulsos e completos. O cliente envia um e-mail para renata@larsolucoes.com.br, eu passo o orçamento e, se ele quiser, fechamos o serviço", avisa a empreendedora.

Publicidade
Dicas nas redes sociais
Para conhecer um pouco mais a empresa, os clientes podem entrar nas redes sociais, como o Instagram @larsolucoes. Renata também criou um canal no YouTube para falar do trabalho e dar dicas para facilitar o dia a dia das donas de casa. Já há vídeos dela ensinando a fazer bom ar e tirar sujeira do rejunte dos pisos.
Publicidade
Com três filhos, de 18, 16 e 10 anos, Renata explica como concilia o trabalho com a educação dos jovens e as tarefas de casa. "Hoje consigo ser mãe e trabalhar. Não é fácil, estamos atuando em divulgação e, aos poucos, os clientes estão nos conhecendo. Sempre me coloco à frente para que confiem em mim e no profissional que estou indicando", explica Renata.