Por O Dia

Rio - A população, que maciçamente consagrou nas urnas o novo governo, espera que isso seja o início de um ciclo de prosperidade. Atingimos níveis de desemprego em todos os segmentos, que são os maiores do Brasil. A Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj) vem, desde há muito, trabalhando para alavancar nichos de desenvolvimento para lutar pela melhoria da qualidade de nossa infraestrutura. Cada vez mais, na moderna economia, a melhoria da qualidade da infraestrutura significa melhoria da qualidade de vida para população.

Como vimos alertando em artigos anteriores a infraestrutura do estado está sucateada e todos os setores necessitam ser trabalhados. No entanto, a população não pode esperar e continuar sofrendo por conta de uma infraestrutura deficiente.

O problema é como recuperá-la, considerando a situação econômica do Estado. O Estado, através da Subsecretaria de Parcerias Público Privadas (PPP), subordinada a Secretária da Casa Civil, desenvolveu um excelente trabalho para projetos que poderiam ser viabilizados através de concessões ou parcerias público privadas.

Caso o novo governo, considerando que será através de parcerias com a iniciativa privada, queira a curto prazo retomar a recuperação da infraestrutura poderá assumir os trabalhos, que já estão bem desenvolvidos atendendo áreas importantes como Saneamento da Baixada e da Região Leste Fluminense, Implantação do Sistema Rio Digital e Rio Imagem-(Saúde), Melhoria e Ampliação das Unidades do Degase, Modernização das Instalações da Polícia Militar e Sistema Prisional- (Segurança), Construção e Recuperação de Escolas e Recuperação e Manutenção de Rodovias.

Esses projetos estão em estado avançado e alguns ajustes permitirão sua viabilização. Para que a iniciativa privada abrace esse programa será importante que haja uma modernização da gestão, que se aumente em muito a segurança jurídica dos contratos e que haja uma melhoria do ambiente de negócios, tudo isso com vistas a garantir o crescimento da economia, mais trabalho para as empresas do Rio, mais geração de empregos e por consequência maior bem estar para população.

Luiz Fernando Santos Reis é presidente da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj)

Você pode gostar
Comentários