Os cursos tecnólogos estão em franca expansão

Modelo de graduação acompanha as novas demandas do mercado de trabalho

Por O Dia

UVA lança seis novos cursos
UVA lança seis novos cursos -
Os cursos de graduação superior tecnológica, também chamados de tecnólogos, estão inseridos numa modalidade alternativa à licenciatura e ao bacharelado, e seguem em franca expansão no segmento de educação no país. A avaliação é de Ricardo Luz, coordenador dos cursos de Gestão de RH e MBA em RH da UniCarioca, que oferece as seguintes formações superiores tecnológicas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing e Redes de Computadores.
Para o professor, há alguns fatores que explicam o crescimento desse modelo de ensino. O principal deles, aponta, é a formação técnica e específica com foco nas principais demandas do mercado de trabalho, além do tempo de estudo reduzido e mais acessível em relação aos formatos tradicionais. Segundo Ricardo Luz, os cursos de graduação superior tecnológica acompanham as transformações do mercado e se adaptam às novas competências exigidas nos mais diversos campos do conhecimento.
“A maior diferença está no direcionamento: enquanto a graduação tradicional foca em elementos teóricos e conceituais, a tecnológica privilegia o desenvolvimento de competências profissionais específicas para atender, de forma mais objetiva, às demandas do mercado e às múltiplas profissões que foram surgindo com o desenvolvimento econômico do Brasil”, explica Luz.
NOVOS CURSOS NA UVA
Além da UniCarioca, a Universidade Veiga de Almeida também vem apostando no modelo de ensino mais enxuto. E lança, neste próximo semestre, seis novos cursos superiores tecnológicos: Ciência de Dados, Produção e Gestão de Eventos, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão em Segurança Privada, Produção  Multimídia e Sound Design. Todos eles têm duração de dois anos. “Buscamos constante atualização, tanto nos projetos pedagógicos já existentes, quanto no lançamento de cursos para atender demandas de novas
profissões”, diz Davino Pontual, diretor de Marketing e Comunicação da UVA.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários