RIO SERÁ UMA CIDADE SUSTENTÁVEL?

Por

A concentração da população mundial nas cidades e o crescente impacto no meio ambiente desperta a necessidade de governos estabelecerem medidas sustentáveis para melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Esse seria o caso do município do Rio de Janeiro, que concentra 40% da população do estado, enquanto cerca 70% está na região metropolitana.

Cidades Sustentáveis são as que implementam políticas públicas que respeitam e preservam o meio ambiente. No Brasil existem cidades que já adotam práticas sustentáveis, embora não haja uma 100% sustentável. Curitiba é considerada a mais sustentável da América Latina. Uma pesquisa realizada pelo "Green City Index", realizado pela Siemens com o Economist Inteligence Unit considera oito pontos de sustentabilidade em cada cidade. As categorias são: energia e emissões de CO2, opções de transporte, água, gestão de resíduos, qualidade do ar, saneamento, construções verdes e governança ambiental global. Das cidades avaliadas na América Latina, Curitiba foi a única com pontuação acima da média.

A cidade do Rio de Janeiro, na avaliação de 2014, se destacava pela energia limpa e políticas sustentáveis, tendo um desempenho mediano na maioria das categorias. Saneamento, qualidade do ar e transporte, por exemplo, tiveram pontuação acima da média, mas em relação à água ficou abaixo. No entanto, fazendo uma análise mais profunda verificamos que num curto período o Rio, ao invés de melhorar seu desempenho, perdeu a qualidade.

A emissão de gases poluentes aumentou apesar do VLT, Metrô e BRT. Mal planejamento ou falta de recursos causam grandes prejuízos, a exemplos da Avenida Brasil e Niemeyer. No quesito destino do lixo, a Comlurb perde eficiência. Se avaliasse também eficiência do planejamento urbano, investimentos em educação e programas de desenvolvimento sustentável, uso racional da água, programas para melhoria da saúde da população, em que posição você colocaria nossa cidade?

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários