Por thiago.antunes

Rio - A terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que as crianças aprendam a ler até o final do 1º ano — sem contar atrasos, aos sete anos. O documento determina o conteúdo básico que deve ser ensinado aos estudantes a cada ano, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

A BNCC agora vai para análise final do Conselho Nacional de Educação. Se aprovado, a previsão é que o modelo comece a ser aplicado nas salas de aula e nos livros didáticos a partir de 2019.

O documento é específico sobre as habilidades esperadas dos estudantes. Eles devem ser capazes de escrever “espontaneamente ou por ditado” palavras e frases, o próprio nome e os dos pais e o endereço completo, além de ler palavras e pequenos textos.
Pelo modelo atual, o domínio da leitura é previsto para o final do 2º ano.

O Ministério da Educação (MEC) vai fixar prazo de até dois anos após a homologação da BNCC para que estados e municípios elaborem os próprios currículos, que vão definir como os objetivos estabelecidos na BNCC devem chegar aos estudantes.

A BNCC define ainda dez competências gerais, a serem desenvolvidas em todas as disciplinas ao longo das séries, como os cuidados com a saúde física e mental. 

Você pode gostar