Rio – Com o início oficial das campanhas nessa sexta-feira (16), os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro no pleito de 6 de outubro dão continuidade neste fim de semana à corrida eleitoral. De acordo com as agendas divulgadas pelas respectivas assessorias, há atividades em diferentes pontos da cidade.
fotogaleria
Candidato à reeleição – para um quarto mandato –, Eduardo Paes (PSD) esteve na manhã deste sábado (17) no Mercadão de Madureira. No encontro com moradores e comerciantes locais, Paes declarou seu amor pelo bairro, destacou avanços importantes dos últimos anos e afirmou que, no próximo mandato, continuará trabalhando muito por toda a região.
"Madureira é o coração do Rio, nós recuperamos o BRT, fizemos uma importante obra de drenagem no entorno do Mercadão de Madureira, e continuamos investindo para que o Parque Madureira siga a todo vapor. Vamos continuar fazendo muito pela Zona Norte", disse. Já no domingo (18), ele participa de uma caminhada na comunidade do Batan, às 9h30, na Estrada do Engenho Novo com esquina da Rua São Dagoberto.
Alexandre Ramagem (PL), a partir do meio-dia, se reuniu com moradores de Cosmos (Rua Sapucarana, 140), para falar sobre propostas para a região e ouvir demandas da população. Ele também esteve em um clube na Barra ao lado de apoiadores. O candidato ainda não tem programa divulgado para domingo.
Neste primeiro sábado de campanha, o candidato a prefeito do PSOL Tarcísio Motta cumpriu agenda em Campo Grande, Zona Oeste. A primeira parada foi na sede do Sindicato dos Professores, onde Tarcísio se reuniu com lideranças locais do PSOL e do PT. Em seguida, o candidato promoveu uma caminhada no calçadão de Campo Grande. Para terminar a agenda do dia, Tarcísio compareceu ao lançamento da candidatura para a reeleição do vereador William Siri na Lona Cultural Elza Osborne.
Já no domingo, ele caminha no Aterro do Flamengo (próximo à rua 2 de Dezembro), às 10h; almoça na Junta Local no Museu da República, no Centro, às 13h; assiste ao jogo do Vasco, a partir de 15h, na Praça da Harmonia, Gamboa; e visita o Cacique de Ramos, às 18h.
Marcelo Queiroz (PP) promoveu um encontro com eleitores e apresentou planos para a educação e a cultura, na tarde deste sábado (17), no Centro do Rio. Durante caminhada pelas ruas da região, Queiroz anunciou investimentos para criação de escolas municipais culturais.
"Precisamos valorizar a cultura e, claro, a educação vocacional para esta área. São setores essenciais para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. A preservação de patrimônios e de escolas profissionalizantes também dependem da valorização do servidor. Por isso, como prefeito, vou lutar pelo Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Cultura no plano Federal", disse o candidato.
Juliete Pantoja (Unidade Popular), que já fez panfletagem na Praça XV nesta manhã, esteve às 14h no Centro, em uma reunião com apoiadores e a candidata a vereadora Giovanna Almeida; às 15h, no Engenho Novo, teve um encontro com o candidato a vereador Renan do MLB; e às 19h, participará de outra panfletagem, na Lapa.
No domingo, a candidata estará em uma reunião com apoiadores e militantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas na Maré, às 10h; e em um encontro com apoiadores em Madureira, às 14h.
A agenda de Cyro Garcia (PSTU) previa estudos de materiais programáticos sobre o Rio de Janeiro no sábado; e panfletagem no Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador, no domingo. Os horários, entretanto, não foram mencionados.
De acordo com sua assessoria, Rodrigo Amorim (União Brasil) pretende visitar bases de candidatos de seu partido e do PMN, em diferentes pontos do Rio. Datas e horários não foram anunciados.
Carol Sponza (Novo) caminhou nesta manhã pelo Calçadão de Campo Grande e esteve na Feira da Praça do Anil. Já no domingo, fará panfletagem no Recreio dos Bandeirantes, às 9h, com ponto de encontro em frente à pista de skate, perto do Terreirão.
Henrique Simonard (PCO) não divulgou agenda até o momento.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.