Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira indica estabilidade nas intenções de voto na corrida para presidência da República. Este é o segundo levantamento do instituto desde a oficialização das candidaturas ao Palácio do Planalto. Candidata à reeleição, a presidenta Dilma Rousseff (PT) aparece com 38% das intenções de voto, mesmo percentual registrado em julho. O tucano Aécio Neves registrou 23%, contra os 22% apurados em julho. O ex-governador Eduardo Campos (PSB) tem 9% _ na pesquisa anterior, ele tinha 8%.
Somados, todos os dez adversários de Dilma na eleição deste ano acumulam 38%, mesmo percentual da presidenta. Ou seja, um eventual segundo turno permanece indefinido. Para um candidato conseguir vencer a eleição no primeiro turno, ele precisa ter mais votos que a soma de todos os rivais.
Dilma Rousseff sai vitoriosa em todos os cenários de um eventual segundo turno. A presidenta teria 42% dos votos contra 36% de Aécio Neves. Dilma ganharia por 44% a 32% de Eduardo Campos.
Pela pesquisa, a presidenta é quem apresenta maior índice de rejeição entre os presidenciáveis: 36% dos entrevistados afirmaram que não votariam nela de jeito nenhum. Aécio Neves tem rejeição de 15%; Pastor Everaldo aparece com 11%; e Eduardo Campos com 9%. Segundo o Ibope, 14% afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos.
A pesquisa apontou ainda que, independentemente do candidato em que votarão, 55% acreditam que o futuro presidente da República será Dilma Rousseff. Para 15%, será Aécio Neves, e 4% apontaram Eduardo Campos.
O levantamento foi encomendado pela TV Globo e ouviu 2.506 eleitores entre o último domingo, dia 3, e quarta-feira, em 175 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.