Rio - Se depender do que foi publicado ontem nas redes sociais, Gildete da Silva Amorim foi a vencedora do debate entre os candidatos ao governo do Rio, exibido na terça pela TV Bandeirantes. Tradutora de Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, coube a ela levar as propostas e as polêmicas exibidas no programa para os surdos. Suas ‘caras e bocas’ viraram destaque no Twitter, em centenas de postagens que elogiaram seu carisma.
“No primeiro intervalo, vieram me falar que eu estava sendo muito comentada na Internet. Não esperava essa repercussão, nem tenho Twitter”, contou a niteroiense, de 38 anos, que atua com a linguagem de sinais desde 1996. Fonoaudióloga de formação, foi a surdez da irmã quem a fez começar a trabalhar com Libras. O debate da Band foi sua primeira experiência desse porte, mas ela já apareceu em programas eleitorais de candidatos.
“Espero que essa repercussão mostre o grande furo que a maioria dos políticos dá ao não colocar tradutores de Libras em seus programas. Informações tão importantes precisam ser acessíveis a todos. Legenda não adianta”, indicou Gildete.
Num debate repleto de troca de farpas, participações da plateia e algumas “pérolas”, a tradutora teve trabalho para transmitir a informação. Seus gestos intensos chamaram atenção dos internautas. “Meu trabalho precisa de clareza, sem omitir e acrescentar nada. Não dá tempo para refletir”. Mas difícil mesmo foi explicar a relação entre o uso de drogas e problemas com aviões, apontada pelo candidato Marcelo Crivella (PRB). “Foi um momento complicado. Trocadilhos são sempre difíceis”, lembrou, aos risos.
Público reage no Facebook
Os efeitos do debate da Band foram sentidos imediatamente nos perfis dos candidatos no Facebook. Os gráficos de “curtidas” nas páginas de cada um deles apresentou alterações entre terça e ontem. O maior ritmo de crescimento foi de Tarcísio Motta (Psol), que de terça para ontem saltou de cerca de 17 mil para 21 mil fãs. Mesmo assim, o número de seguidores não chega perto dos quase 140 mil de Luiz Fernando Pezão (PMDB) que, dentre os candidatos ao governo, é quem aparece mais perto do socialista. Os dados foram obtidos nas páginas de cada candidato.
No gráfico que mede o percentual de novas curtidas com base na última semana, Tarcísio teve 590% de crescimento em adesões à sua página, com a curva crescendo exponencialmente entre terça e ontem.
Campeão de “curtidas” entre os candidatos, com mais de 800 mil fãs, o desempenho de Anthony Garotinho no Facebook não foi tão afetado pelo debate de ontem, mas, em comparação com a semana passada, o deputado vem reduzido seu ritmo de crescimento. Nesta semana, foram 59,4% de “curtidas” a menos que na semana passada.
Marcelo Crivella (PRB) observou a redução no ritmo das curtidas em sua página. Foram 2,8% a menos de adesões, tendo sido o dia do debate aquele de maior queda. O senador soma mais de 677 mil seguidores na rede social.
Comparando a última semana com esta, Lindberg Farias (PT) teve 4,2% a mais de curtidas, mas o candidato viu o ritmo decrescer entre terça-feira e ontem. Com quase 140 mil seguidores, Luiz Fernando Pezão (PMDB) cresceu 14,6% no comparativo, mas apresentou queda entre terça e ontem.