Por felipe.martins

Rio - A 11 dias das eleições, a presidenta Dilma Rousseff e candidata à reeleição pelo PT abriu nove pontos de vantagem sobre a presidenciável Marina Silva (PSB) em nova pesquisa Ibope, divulgada na noite de ontem. A petista tem 38% das intenções de voto, contra 29% de Marina. Aécio Neves (PSDB) aparece com 19% dos votos. Os números mostram um acirramento da disputa no segundo turno, com as duas candidatas numericamente empatadas.

Pezão venceria Garotinho no segundo turnoArte%3A O Dia

Em relação à pesquisa anterior, Dilma subiu dois pontos percentuais dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos. Marina oscilou um ponto para baixo. Depois de ensaiar uma arrancada na semana passada, quando passou de 15% para 19%, o tucano Aécio Neves continuou na mesma posição nesta semana. Do total de entrevistados, 7% irão votar branco ou nulo e 5% estão indecisos. O restante dos candidatos somou 3%.

Na simulação de segundo turno do instituto, Dilma e Marina estão numericamente empatadas, cada uma com 41%. Na hipótese de a presidenta concorrer com Aécio, ela venceria por 46% a 35%. Já se o cenário fosse entre Marina e Aécio, a ex-senadora teria 44%, enquanto Aécio, 31% dos votos.

MENOR REJEIÇÃO

Entre os três principais candidatos, Marina tem a menor rejeição, com 17%. Apesar disso, o percentual de eleitores que não votaria na ex-senadora vem subindo desde que ela se oficializou candidata. No dia 23 de agosto, Marina tinha apenas 10% de rejeição.

Dilma continua com o maior índice de rejeição, 31% dos eleitores. O senador Aécio Neves vem em segundo, com 19%. Em relação a Marina, 17% afirmaram que não votariam nela de jeito nenhum.

O crescimento de Dilma no levantamento foi acompanhado pela melhora da avaliação de seu governo. A administração da petista é aprovada por 39% dos eleitores, que consideram sua gestão boa ou ótima. Na última pesquisa, o índice de aprovação era de 37%. Os que classificam o governo como ruim ou péssimo somam 28%. A nota regular foi dada por 33% dos entrevistados.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 206 municípios entre sábado e segunda-feira. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00755/2014.

Você pode gostar