Por felipe.martins

Rio - A presidenta Dilma Rousseff (PT) dobrou sua vantagem e apareceu com 40% das intenções de voto em pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha, o maior percentual alcançado pela candidata à reeleição desde o começo da campanha eleitoral, em julho. A petista está 13 pontos percentuais à frente de Marina Silva (PSB), que está com 27%. Pela primeira vez desde que Marina entrou na corrida presidencial, Dilma também venceria no segundo turno, com 47% contra 43% da socialista.

No último levantamento, divulgado no dia 19, a vantagem de Dilma sobre Marina era de sete pontos. No comparativo entre as duas pesquisas, a petista avançou três pontos (de 37% a 40%), Marina variou três para baixo (30% para 27%), e Aécio Neves (PSDB) oscilou um ponto: de 17% para 18%.

O instituto também divulgou a pontuação dos votos válidos dos candidatos, que excluem os votos brancos e nulos. Nesta simulação, a vantagem de Dilma é ainda maior, de 14 pontos percentuais. A petista aparece com 45%, contra 31% de Marina e 21% de Aécio. O resultado indica uma tendência de crescimento das intenções de voto em Dilma no mês de setembro. Da simulação do dia 8 para a de ontem, ela cresceu quatro pontos, enquanto Marina caiu seis.

No segundo turno mais provável, entre Dilma e Marina, a petista aparece na frente, mas há um empate técnico de dois pontos percentuais, na margem de erro da pesquisa. O Datafolha mostra a presidenta com 47%, contra 43% de Marina. Na semana passada, o placar era de 46% a 44% para a socialista.Em agosto, a vantagem chegou a ser de dez pontos percentuais. Na disputa com Aécio Neves, Dilma venceria com 11 pontos percentuais de vantagem, 50% a 39%. Na pesquisa espontânea,em que o pesquisador pergunta apenas em quem o entrevistado vai votar, sem apresentar a lista de candidatos,Dilma aparece com 33%, contra 21% de Marina e 14% de Aécio.

O Datafolha também avaliou as taxas de rejeição dos presidenciáveis, índice que aponta os candidatos em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum, com a possibilidade de dizer mais de um nome. Trinta e um porcento (31%) das pessoas indicaram o nome de Dilma Rousseff, 23% o de Marina Silva e 22% negaram voto a Pastor Everaldo (PSC). Aécio Neves aparece como o quarto mais rejeitado, com 20% das menções.

Você pode gostar