Rio - Pela primeira vez, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) abriu oito pontos de vantagem sobre o segundo colocado e aparece na liderança isolada na corrida ao Palácio Guanabara. Levantamento do Datafolha divulgado nesta sexta-feira mostra o candidato à reeleição com 31% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Anthony Garotinho (PR).
O senador Marcelo Crivella (PRB) manteve 17% da preferência e está empatado tecnicamente com Garotinho em segundo lugar, já que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O petista Lindberg Farias ocupa a quarta posição com 12% dos votos do eleitorado, mesmo resultado da pesquisa anterior. Votos brancos e nulos somam 14%, e indecisos, 2%.
Comparado ao último levantamento do Datafolha, divulgado há 16 dias, Pezão foi o candidato que mais cresceu: seis pontos. Garotinho, que na época estava empatado com Pezão com 25%, oscilou dois pontos percentuais para menos. Na simulação de segundo turno, o peemedebista também supera o ex-governador: 54% contra 30%. Pezão subiu sete pontos em relação à última pesquisa, e Garotinho caiu cinco. Em um eventual segundo turno entre Garotinho e Crivella, o senador do PRB levaria a melhor, de acordo com a pesquisa: 49% a 30%.
O Datafolha também perguntou aos entrevistados em qual candidato eles não votariam de jeito algum. Garotinho teve a rejeição mais elevada: 49%. Lindberg, em segundo, tem 20%, e Pezão, 16%. Dos quatro mais bem colocados, Crivella é o que aparece com menor rejeição: 14%.
Antes do início do debate entre os candidatos, na TV Record, Pezão comentou sua liderança na pesquisa. “Eu não ficava triste quando tinha 4% e não vou ficar eufórico agora. A pesquisa é um retrato de um momento. Então, essa é uma semana de muito trabalho.Fico feliz do povo estar observando essa nossa candidatura, mas com muito pé no chão, com muita tranquilidade. Não é hora de soltar foguete”, disse o governador.
Estacionado em quarto lugar nas pesquisas, Lindberg mostrou otimismo com o levantamento do Datafolha. “Acho que foi muito boa; 12% é muito bom. O Ibope a gente já conhece. Ainda acredito em muita coisa”, afirmou o petista. Garotinho e Crivella não comentaram a pesquisa. O Datafolha entrevistou 1.405 eleitores em 33 municípios do estado.
Romário tem 48% para o Senado
O deputado federal Romário (PSB) ampliou ainda mais a vantagem sobre os adversários na disputa pelo Senado. O ex-jogador tem agora 48% das intenções de voto, quatro pontos percentuais a mais do que há 16 dias, quando foi feito o último levantamento do Datafolha. A folga é tanta em relação ao segundo colocado que Romário tem se dado o luxo de não comparecer às agendas da presidenciável Marina Silva, no Rio.
Enquanto a correligionária estava em comício em Madureira e Duque de Caxias, na quinta-feira, Romário cuidava de compromissos pessoais. O ex-camisa onze tem mais votos do que todos os candidatos ao Senado juntos. Em segundo lugar na corrida eleitoral está Cesar Maia, com 23% da preferência. O ex-prefeito do Rio tinha 21% das intenções na última pesquisa.
Eduardo Serra, do PCB, aparece em terceiro com 4% dos votos. Carlos Lupi, do PDT, tem 3% e Líliam Sá, do Pros, 2%. Com 1% aparecem Pedro Rosa (PSOL) e Sebastião Neves (PRB).
Votos brancos e nulos somam 11%.