Por adriano.araujo

Rio - Ruas cobertas por santinhos, placas espalhadas por todos os lados e boca de urna. Esses são os principais problemas encontrados em Queimados, na Baixada Fluminense. Até o momento já foram presas sete pessoas em flagrante acusados de compra de voto e boca de urna. Foram apreendidos com eles materiais gráficos e listas dos candidatos a Deputado Estadual Paulo Melo (PMDB) e a Federal Léo Peclat (PR). O TRE também recebeu denúncias de boca de urna do candidato a Deputado Estadual Zaqueu Teixeira (PT).

A operação foi realizada pelo TRE, o Ministério Publico Eleitoral e a Polícia Militar. O caso será registrado na Polícia Federal de Nova Iguaçu. Segundo o O DIA apurou o valor da boca de urna é de R$ 50 reais. Segundo informações do Ministério Publico Eleitoral durante madrugada foram apreendidos cerca de 160 mil santinhos de candidatos nos municípios de Queimados, Japeri e Paracambi.

Placas de candidatos recolhidas em QueimadosFelipe Carvalho / Agência O Dia

Outros problemas apresentados foram as mudanças de zonas eleitorais e urnas com defeitos que geraram uma desordem na cidade, como por exemplo na seção 215 do Colégio Geraldo de Almeida que tem 297 eleitores.

De acordo com a dona de casa Neucy Silva André, 50, a urna chegou a seção às 9h. "Cheguei para votar às 8h e não tinha urna. Estou mais de uma hora na fila. Quero saber se os meus votos serão computados, já que somos obrigados a votar", disse.

A comerciante Maria Madalena, 50, teve problemas em identificar sua seção eleitoral. "Botaram um papel na porta com o número da minha seção quando cheguei lá está errado. Está uma bagunça. Perdi quase uma hora para votar", relata

Eleitores enfrentam longas filas para votar em zona eleitoral de QueimadosFelipe Carvalho / Agência O Dia

Segundo representantes do TRE as urnas não foram trocadas, pois só estavam descarregadas. Eles alegaram um atraso de apenas "meia hora".

Tiveram aqueles que aproveitaram as eleições para ganhar uma graninha extra. Tradição há mais de 50 anos na cidade, as charretes foram o meio de transporte mais utilizado pelos eleitores. Segundo o charreteiro Aldair da Silva, 38, ele chega a fazer mais de 20 viagens no dia de eleição. "Aproveito também para pedir votos para o meu candidato", conta.

Reportagem: Felipe Carvalho

Você pode gostar