Por paulo.gomes

São Paulo - O primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil foi destaque nos principais veículos da imprensa internacional, na noite de domingo. O prestigiado The New York Times, dos Estados Unidos, observou que a disputa eleitoral deste domingo foi "uma das mais acirradas desde o retorno da democracia no Brasil, nos anos de 1980".

Jornais estrangeiros%2C com o The New York Times%2C destacaram o equilíbrio do primeiro turno das eleições no Brasil Reprodução Internet

De acordo com o periódico, embora Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tenha liderado nas urnas, ela não conseguiu a maioria dos votos, "abrindo caminho para a transferência de eleitores para Aécio Neves (PSDB)".

Disputa por votos de Marina promete acirrar briga no segundo turno

O britânico The Guardian destacou que Dilma colheu os frutos de seu programa de redistribuição de renda com a liderança no primeiro turno das eleições, mas falhou em garantir a maioria necessária para evitar uma derrota.

"Após uma campanha em montanha-russa, o Partido dos Trabalhadores veio das sombras para ganhar 41,4% dos votos e agora vai enfrentar Aécio Neves, que garantiu um segundo lugar com virada espetacular, garantindo a ele 33,7% dos votos", publicou o jornal.

Romário: 'Entra para a história o ex-favelado que virou senador'

O jornal espanhol El País destacou que os jovens podem decidir o rumo das eleições no segundo turno, uma vez de 39,4% dos eleitores brasileiros têm entre 16 e 34 anos. "Foram os protagonistas das manifestações de junho do ano passado e mostraram seu descontentamento com a política e os partidos".

A eleição de Romário (PSB) para o senado também foi destaque em alguns sites esportivos. O Mundo Deportivo, da Espanha, lembrou que o ex-atacante que brilhou com a camisa do Barcelona na década de 1.990, durante o período em que foi deputado federal fez forte campanha contra a Fifa e a CBF por conta da organização da Copa do Mundo no Brasil. A publicação destacou ainda que o ex-jogador soube usar as redes sociais a seu favor durante a campanha.

Você pode gostar