Rio - Por uma diferença de pouco mais de 400 mil votos, Dilma Rousseff (PT) foi a candidata à Presidência mais votada no Estado do Rio de Janeiro, com 35,6% dos votos, superando Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), que seguiu com ela para o segundo turno. A geografia do voto por regiões no estado mostra que a vantagem da petista foi construída na Região Metropolitana, especialmente Baixada e Grande Niterói. Dilma perdeu na Região Serrana, para Aécio, e na Região dos Lagos, para Marina.
INFOGRÁFICO: Total de votos válidos por região do estado
Se dependesse apenas da capital, porém, que concentra quase um terço do eleitorado do estado, a presidenta não seguiria nem para o segundo turno. No Rio, ela teve 29,83%. Marina Silva foi a mais votada, com 31,14%, pouco à frente de Aécio Neves, com 30,91%. A maior parte do eleitorado tucano está nas áreas mais ricas da cidade, enquanto Dilma vence no Centro e em parte da Zona Norte.
INFOGRÁFICO: Votos por bairro do Rio para presidente
A presidenta saiu vitoriosa nas regiões que concentram importantes fatias do eleitorado, como a Baixada Fluminense e a área da Grande Niterói, que compreende São Gonçalo, município que detém o segundo maior número de eleitores no estado. Na Baixada, Dilma levou pequena vantagem sobre Marina (38,52% a 37,50%), mas fez 10 pontos percentuais sobre Aécio (18,2%).
A petista aumenta a vantagem na Grande Niterói, onde obteve 41,78% dos votos de 800 mil eleitores, quase o dobro de seu adversário no segundo turno, que conseguiu 22, 59% dos votos.
Aécio superou Dilma na Região Serrana: 40,87% a 26,26%. Na Região dos Lagos, Marina ficou à frente dos dois, com 39,26%.
Na capital, os números mostram que o eleitorado de Aécio aumenta “em direção à orla”: ele alcança as maiores vantagens nas seções eleitorais que compreendem bairros da Zona Sul. Em Ipanema, por exemplo, obteve 66% dos votos, contra 14% de Dilma . Na Barra, o placar foi de 64% a 12% para o tucano. O ex-governador de Minas também saiu vencedor nas regiões da Tijuca e do Méier. Marina Silva venceu principalmente na Zona Oeste, especificamente, na área de Jacarepaguá. Na Cidade de Deus, ele conquistou 33,83% dos votos.
Destaque entre os partidos menores, Luciana Genro (Psol) alcançou 1,6 milhão de votos no Brasil. No Rio, ela obteve suas maiores votações em Laranjeiras, Santa Teresa e Engenho de Dentro, onde alcançou, em média, 6,5% dos votos.
Reportagem Leandro Resende