Rio - Dez dias após o início do segundo turno, o ex-presidente Lula, principal cabo eleitoral de Dilma Rousseff (PT), ainda não foi visto publicamente com a presidenta. Após questionamentos sobre a ausência dele na campanha, o petista foi destacado no horário eleitoral exibido nesta terça-feira, que foi focado na região Nordeste. Na propaganda, Lula aparece com Dilma visitando as obras de transposição do Rio São Francisco. As imagens foram gravadas durante viagem em agosto, no primeiro turno das eleições.
A presidenta negou a ausência do padrinho político na campanha e disse que “vive falando com ele por telefone”. “O presidente Lula fez uma grande plenária, muito boa, está fazendo uma série de atividades e vamos fazer várias atividades juntos, podem ficar tranquilos. O presidente Lula vai participar ativamente da campanha”, disse Dilma ontem, em São Paulo.
Em 2010, Lula comandou a reunião com governadores eleitos e aliados de Dilma, logo após o resultado do primeiro turno. Alguns dias depois, participou de um comício com a petista em Brasília. Neste ano, o ex-presidente não compareceu à reunião com correligionários e tem feito agendas separadamente de Dilma.
A assessoria de Lula e membros da campanha petista argumentam que a estratégia é dividir a presença dos dois para potencializar a captação de votos, já que são poucos dias para percorrer diversas localidades. Nos próximos dias, o ex-presidente irá visitar uma série de estados, em compromissos paralelos aos de Dilma.
Nesta quarta-feira ele estará em Belém do Pará e amanhã viajará a Rio Branco, no Acre, e Manaus, no Amazonas. No sábado, Lula participará de uma plenária em Belo Horizonte. Em princípio, Dilma não o acompanhará em nenhuma das agendas.
Na avaliação do vice-presidente do Senado, Jorge Viana, em 2010 o ex-presidente tinha o papel de apresentar Dilma ao eleitorado. Na campanha deste ano, a presidenta tem seu próprio governo para ser avaliado.
“Dilma se elegeu e governou quatro anos e o julgamento é sobre esses quatro anos”, afirmou nesta terça, em Brasília. “ Lula é só o ‘ajudador’, não é o candidato. Dilma é quem tem que se vender como a melhor candidata por suas realizações”, disse o senador.
Presidenta no Rio com Pezão e Crivella
Neste sábado, Dilma virá ao Rio e dividirá seu tempo entre os dois candidatos ao governo do Rio que estão no segundo turno. Primeiro, ela participará de caminhada no Calçadão de São Gonçalo ao lado de Marcelo Crivella (PRB), atendendo o pedido do candidato. Na mesma manhã, ela participará de carreata ao lado de Luiz Fernando Pezão (PMDB) em Bangu, e de reunião com 70 prefeitos na quadra da Portela, em Oswaldo Cruz. A presidenta volta ao Rio na próxima quinta, para o encerramento nacional da campanha. À tarde, ela participará de um comício na Cinelândia. Antes disso, está previsto caminhada em Caxias e ida à Feira de São Cristóvão, mas sem os candidatos ao governo.