Por nicolas.satriano

Rio - De bom humor, a candidata à reeleição para a Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), elogiou as manifestações de apoio à sua candidatura em carreatas em que participou e disse que ela e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "nunca viram nada igual". A presidenta foi entrevistada na tarde desta quinta-feira no hotel Windsor Barra, na Zona Oeste do Rio. Dilma defendeu, ainda, que tais manifestações são populares, e não partidárias.

"Está havendo uma espécie de virada visível nas ruas. Vi isso em São Paulo e em outros lugares", considerou a candidata. Segundo ela, a maior manifestação de que participou foi em Recife, onde teriam ido à passeata 60 mil pessoas. 

A candidata do PT também repudiou as recentes notícias que mostram conflito físico envolvendo militantes petistas e tucanos.  "Eu não vi isso. Espero que não ocorra. É um apelo que eu faço. É importante as pessoas discutirem com debates mais quentes desde que fique no campo das ideias. Os conflitos físicos temos que repudiar", afirmou. 

Dilma comemora redução de desemprego e considera manifestações apartidáriasCarlo Wrede / Agência O Dia

Sobre os resultados desta quinta-feira de Ibope e Datafolha que indicam a candidata, pela primeira vez neste segundo turno, à frente de Aécio Neves (PSDB), Dilma disse que não soube de levantamentos, pois estava tratando das cordas vocais. 

Questionada sobre possível "subida no tom" de Lula, que chegou a chamar Aécio de "playboy", Dilma deixou de lado o bom humor e rebateu jornalista: "Você acha correto alguém me chamar de leviana? Sou presidente da república, mãe e avó". A petista emendou uma "alfinetada" no PSDB e disse não reconhecer ganhos sociais no governo Fernando Henrique Cardoso. Para ela, benefícios se retringiram à estabilidade da moeda, com a implementação do Plano Real. 

Dilma comemorou dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indicaram queda de 4,9% do desemprego no mês de setembro. A candidata aproveitou para falar que, se eleita, esta será uma das prioridades do governo. 

"A redução do desemprego e o aumento do salário foram as principais conquistas do meu governo e do Lula", concluiu Dilma. 



Você pode gostar