Rio - A polarização que marca as eleições presidenciais esquentou os tamborins e chegou ao mundo do samba. Enquanto se prepara para o desfile do carnaval do ano que vem, a Mangueira se divide entre os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). A Velha Guarda “Show”, grupo de nove bambas que se reúne para apresentações pelo país, gravou campanha para o tucano. Mas ontem, um grupo de cerca de 30 membros da ala da Velha Guarda fez um vídeo para a campanha de Dilma, com nomes como Nelson Sargento, presidente de honra da escola.
“Eles arrumaram um problema, desrespeitaram a hierarquia e usaram o nome da Velha Guarda sem autorização na propaganda do Aécio”, explica Chiquinho da Mangueira, presidente da escola. Ele afirmou não reconhecer o grupo, “que não inclui os baluartes da escola”, e disse que irá propor uma reunião para criar uma nova Velha Guarda Show. “Já era um problema antigo, que se agravou agora com as eleições”, afirmou o presidente da escola.
Produtor do grupo que gravou para Aécio e apontado como pivô do racha na Verde e Rosa, Josimar Monteiro disse que faz campanha para o tucano há 10 anos “por amor” ao presidenciável. O contato, segundo ele, foi intermediado por uma assessora de Aécio, que frequentava as rodas de samba do grupo. “Ele inclusive nos homenageou quando era governador de Minas”, declarou Josimar, que disparou críticas à atual administração da escola. “As eleições provocaram um racha na escola. Não admito que o presidente chegue e diga que nós somos um ‘braço solto’ da escola”.
Entre os cabos eleitorais de Aécio está D. Irineia, neta de Cartola, um dos fundadores e maiores poetas da Mangueira. “Aécio pode dar uma virada na política. Ele é o substituto de Tancredo Neves, e eu amava ele”, disse, emocionada, em vídeo de propaganda para o tucano.
Aos 90 anos de idade, Nelson Sargento vai fazer um show fora do Rio no sábado, mas garantiu que irá se esforçar para voltar a tempo de votar em Dilma neste domingo. Ele criticou a polarização dentro de sua escola. “Josimar ficou biruta. Ele fundou uma Velha Guarda bacana, mas que foi se desfazendo. Precisa ter história pra ser da Velha Guarda, e nós temos muita”.
Reportagem de Leandro Resende