Max Verstappen conquistou a pole no GP do Bahrein de 2023GIUSEPPE CACACE / AFP

Deu a lógica na classificação da corrida do Bahrein. Atual bicampeão da Fórmula 1, Max Verstappen fez a pole position e vai largar na frente no primeiro desafio da temporada de 2023. A Red Bull se mostrou na frente dos rivais e dominou a primeira fila com o holandês em primeiro e o mexicano Sergio Pérez em segundo lugar. 
A primeira classificação da temporada foi marcada pelo equilíbrio e pelas disputas entre Red Bull, Ferrari, Mercedes e Aston Martin. Charles Leclerc, Carlos Sainz, Fernando Alonso, George Russell, Lewis Hamilton, Lance Stroll, Esteban Ocon e Nico Hulkenberg completam o top 10. A diferença entre o líder Verstappen e o sétimo colocado Hamilton foi de seis décimos. 
A CLASSIFICAÇÃO
Q1 - Ferrari na frente
A classificação começou com a Ferrari de Charles Leclerc dando problema na primeira curva - o que gerou uma bandeira vermelha logo nos primeiros minutos. Na sequência do treino, a equipe italiana mostrou um bom ritmo e liderou a fila com Carlos Sainz, com o giro de 1m30s993. Leclerc deu a volta por cima e ficou em terceiro. Em segundo ficou George Russell, enquanto as Aston Martin de Fernando Alonso e Lance Stroll ficaram em quarto e quinto, respectivamente. 
No Q1, Max Verstappen, Sérgio Pérez e Lewis Hamilton foram modestos. O atual bicampeão ficou em sétimo, enquanto o seu companheiro de Red Bull foi o décimo colocado. Já o heptacampeão da Mercedes ocupou o 13º lugar. Por outro lado, os novatos Sargeant, Piastri e De Vries sofreram e foram eliminados logo na primeira etapa da classificação. 
Q2 - Batalha entre Ferrari, Red Bull e Mercedes
A segunda etapa da classificação ficou marcada pela rivalidade entre Ferrari, Red Bull e Mercedes. Sérgio Pérez cravou o tempo mais rápido no primeiro giro com a marca de 1m30s503, sendo dois décimos mais rápido do que o companheiro Max Verstappen. Mas na segunda volta dos pilotos, a Ferrari recuperou a dianteira com Charles Leclerc, com o tempo mais rápido de 1m30s282. 
Abaixo de Leclerc e Verstappen, apareceram as Mercedes de Russell e Hamilton com diferenças de +0.225 e +0.231 segundos, respectivamente. A Aston Martin de Fernando Alonso voltou a figurar entre os mais rápidos com a sexta melhor volta. Mas a grande surpresa da segunda etapa foi Nico Hulkenberg, que levou a Haas para a terceira fase para brigar pela pole. 
Q3 - Verstappen confirma o favoritismo 
Na fase decisiva, Verstappen não deu chances para os rivais e confirmou o favoritismo. O atual bicampeão da categoria fez a volta mais rápida com 1min29s708, sendo a melhor marca do fim de semana. A Red Bull garantiu a primeira fila com Pérez, com o giro de 1m29s846. Leclerc e Sainz ocuparam o terceiro e quarto lugar, respectivamente, na marca de 1m30s. 
Na sequência do grid, Fernando Alonso confirmou que a Aston Martin brigará com Ferrari e Mercedes, e ficou em quinto lugar, com 1m30s336, próximo das marcas de Leclerc e Sainz. Já Russell e Hamilton, que deram apenas uma volta cada, ficaram em sexto e sétimo, respectivamente, com voltas próximas. Russell teve o tempo de 1m30s340, enquanto Hamilton fez 1m30s384.